Segunda, 25 de Outubro de 2021
33°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Nacional REUNIÃO

Ivana e legisladores do Mercosul discutem avanço da violência doméstica

Na ocasião, foram apresentadas estatísticas e propostas para o enfrentamento da violência doméstica, com o objetivo de criar um mecanismo de troca de ações, que deem às autoridades maiores condições de diminuir esse tipo de agressão.

21/04/2020 às 07h56
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação Gab. deputada Ivana Bastos
Compartilhe:
Ivana e legisladores do Mercosul discutem avanço da violência doméstica

"Infelizmente, uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual. No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência. Dados já mostram que as agressões têm aumentado com a nova realidade de isolamento social provocado pela Covid-19". Com essa preocupação, a deputada Ivana Bastos, presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizou uma reunião virtual, nesta segunda-feira (20), com representantes legislativos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na ocasião, foram apresentadas estatísticas e propostas para o enfrentamento da violência doméstica, com o objetivo de criar um mecanismo de troca de ações, que deem às autoridades maiores condições de diminuir esse tipo de agressão. "Precisamos manter a quarentena para barrar o coronavírus, mas a violência não pode ser tolerada, e sim denunciada", destacou Ivana Bastos. 

O encontro virtual contou ainda com a participação da presidente da Secretaria de Mulheres da entidade, deputada Janete de Sá (PMN-ES), da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, do presidente do Conselho da União de Parlamentares Sul Americanos (UPM) e ex-presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), além de parlamentares e representantes dos países do Mercosul, bem como corpo técnico da Unale e especialistas.

Medidas para combater a violência familiar

A secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, falou sobre algumas das medidas adotadas no Brasil para colaborar com a questão, entre elas a Campanha de Vigilância Solidária, realizada em condomínios, para denúncias de violência não somente contra as mulheres, mas também contra as crianças e idosos, através do canal que funciona 24h por dia, o disque 180.

Outra opção, segundo Cristiane, é o aplicativo que aciona o contato, visto que muitas não podem realizar ligações em segurança. A Pasta ainda trabalha com uma cartilha que explica o funcionamento da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 

As deputadas argentinas, Maria Luisa Storani e Liliana Bertoni citaram códigos utilizados no país quem visam facilitar que a mulher possa fazer a denúncia. Seja ligando para uma pizzaria ou indo a uma farmácia.

Ao final do encontro, a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos, colocou a entidade à disposição para colocar em debate com todas as Casas legislativa esse tema tão relevante e junto à União dos Parlamentares do Mercosul (UPM) fortalecer a luta contra a violência. “Apoiaremos não só nesse período de pandemia, mas a Unale tem sido uma forte defensora da vida, com um histórico amplo de atuação no combate à Violência contra a Mulher”, ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor geral da Unale, Germano Stevens, o diretor de articulação política da UPM, Flávio Monteiro; o membro da comissão de comunicação, William Brasil; o presidente da UPM da Argentina, Emiliano Reparaz; a secretária acadêmica, Liliana Bertoni; o presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Marco Antônio Miranda e a deputada da Argentina, Maria Luisa Storani.

Todos devem intensificar o debate na próxima segunda-feira (27), para definir ações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 16h33 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

Ter 28°C 21°C
Qua 28°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio