A CAIXA, agente financeiro do maior programa de pagamentos e inclusão bancária do Brasil, inicia, a partir da próxima segunda-feira (18), uma disponibilização da parcela 2 do Auxílio Emergencial do governo federal para todos aqueles que recebem a parcela 1 até 30 de abril. Esta segunda etapa será realizada de acordo com o calendário publicado nesta sexta-feira (15) pelo Ministério da Cidadania.
Como os dados foram selecionados de modo a melhorar o pagamento e evitar a concentração em meios digitais e aglomerações nos pontos de atendimento. O calendário traz escalonamento para grupos de beneficiários - elegíveis para o Bolsa Família, CadÚnico e inscrições pelo aplicativo / site -, bem como antecipação de crédito para movimentação digital e saque em espécie conforme mês de nascimento.
Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber ou receber auxílio em espécie, da mesma forma com benefício regular, conforme o número final do Número de Identificação Social (NIS). O calendário para o público já iniciado nesta segunda-feira (18), conforme quadro a seguir:
Para quem recebe ou recebe auxílio de Poupança Social Digital, a CAIXA vai antecipar o crédito da segunda parcela para compras com cartão de débito virtual e pagamento de boletos e concessionárias.
O cliente que recebeu a primeira parcela da conta de poupança da CAIXA ou por outro banco, abriu nesta segunda etapa, gratuitamente, uma Poupança Social Digital e movimentou os recursos por meio da CAIXA Tem. Segue o calendário para uso digital dos recursos:
A prioridade do banco ainda é manter o atendimento digital. Dessa forma, reforce a orientação para quais recursos de auxílio podem ser movidos por meio da CAIXA Tema para evitar filas e aglomerações.
O beneficiário que recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para compras pela Internet em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão do cartão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem precisar sair de casa.
Para gerar o cartão basta acessar o aplicativo CAIXA E selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, logo na tela inicial. Com mais dois passos ou aplicativo, envia uma imagem do cartão com os dados para o usuário utilizar na Internet.
Para usar o Cartão de Crédito Virtual basta informar os dados informados pelo aplicativo nos sites e aplicativos que aceitam débito. Como compras são seguras, porque para cada transação é gerado um código de segurança, enquanto nos cartões normais ou número é sempre o mesmo. Para as compras recorrentes, o número é salvo e não é necessário gerar um código para cada compra.
Os que recebem o crédito pela Poupança Social Digital e optam por sacar ou beneficiar em espécie. Seguir o calendário escalonado por mês de aniversário. Nas datas indicadas, o eventual saldo existente será transferido automaticamente para uma conta em que beneficiário receberá a primeira parcela, sendo economizado CAIXA ou em outro banco.
A CAIXA realiza parcerias com prefeituras de cerca de 1.100 cidades para sinalização e organização de filas e instalação de impressoras para facilitar a triagem de agências, sempre levando em conta os cuidados necessários para evitar a transmissão do COVID-19.
Seis caminhões-agência itinerantes também estão atendendo em locais com maior necessidade. Confira o calendário dos próximos dias:
Nova Xavantina (MT) -4 a 16 de maio
Viseu (PA) –14 a 29 de maio
Coroatá (MA) –18 a 22 de maio
Casimiro de Abreu (RJ) –18 a 22 de maio
Colniza (MT) –18 a 22 de maio
Bela Vista (MS) –18 a 22 de maio
A CAIXA creditará uma parcela 1 do Auxílio Emergencial para mais de 8,3 milhões de beneficiários entre os dias 19 e 29 de maio. No total, estarão disponíveis mais de R $ 5,3 bilhões nas contas indicadas no momento da inscrição, conforme calendário a seguir:
Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, cerca de 50,4 milhões de brasileiros já receberam o crédito de benefício, ou seja, um em cada três adultos. Ao todo, mais de R $ 35,8 bilhões já foram creditados (incluindo os créditos que ocorreram nesta sexta-feira para sábado).
O site www.auxilio.caixa.gov.br recebeu 875,6 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registrou mais de 161,8 milhões de ligações. O aplicativo CAIXA | O Auxílio Emergencial conta com 82,8 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da economia digital, ultrapassa 89,3 milhões de downloads.