Terça, 26 de Maio de 2020 23:17
77 99962-1243
Regional BOLETIM / SESAB

Estado divulga dois casos positivos do novo coronavírus em Bom Jesus da Lapa; prefeitura desconhece os pacientes

A informação veio por meio do Boletim Epidemiológico, que é uma ferramenta de atualização e acompanhamento de casos em todo o Estado.

16/05/2020 18h21 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Notícias da Lapa
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou na manhã deste sábado (16), os dois primeiros casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em pacientes do município de Bom Jesus da Lapa. A informação veio por meio do Boletim Epidemiológico, que é uma ferramenta de atualização e acompanhamento de casos em todo o Estado.

No entanto a prefeitura do município comunicou na manhã deste sábado(16), que desconhece a informação.

O prefeito Eures Ribeiro usou as redes sociais, mais uma vez, para contestar a informação do Boletim da Sesab, afirmando que a Secretaria Municipal de Saúde do município não tem conhecimento dos dois casos, já que os exames não foram coletados no município. “Saiu um boletim agora da Sesab, atestando dois casos positivos para Bom Jesus da Lapa. Nós desconhecemos, porque esses dois casos não foram coletados aqui em Bom Jesus da Lapa, mas podem ter sido testados em outro município e a pessoa ser de Bom Jesus da Lapa, e ter colocado aqui em Bom Jesus da Lapa”, esclareceu. [Confira o áudio]

O gestou afirmou que o Secretário de Saúde, Marcélio Magno, já está buscando rastrear os casos, para o município descobrir os nomes dos pacientes e os lugares que eles foram testados, e onde estão os mesmo. “Nós estamos em alerta, pesquisando, como descobrimos aquele caso primeiro, que foi colocado como de Lapa, e nós descobrimos que foi em Salvador".

Eures reiterou, que Bom Jesus da Lapa continua sem nenhum caso, baseado nos exames que foram coletados pela Secretaria de Saúde e mandados para Salvador, com casos positivos.

No último boletim, divulgado na tarde  desta sexta-feira(15) pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa, às 15h,  haviam sete pessoas aguardando resultado de exames.

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa vem por meio dessa informar, a SESAB contabilizou dois casos positivos de COVID-19 para o nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde e por meio do secretário Marceéio informa que não há testes positivos de exames realizados em Bom Jesus da Lapa.

Nos mobilizmos para identificar essas pessoas que testaram positivo e foram colocados como casos do município. A Sesab está realizando cruzamento de dados do sistema de Notificação Esus VE e com isso apareceu esses casos por residência. Ao fazer investigação dos casos foi constato que 1 teve COVID-19 em Goiânia e é morador de lá, contudo foi dado o endereço de Bom Jesus da Lapa onde ele já morou; já o outro caso foi erro na digitação da informação.

O Prefeito, Secretário e a Diretora da Vigilância do município entraram em contato com o Secretário Estadual de Saúde e a Diretora da Divep e já esclareceram a situação após investigação, e será retirado do Boletim do Estado de hoje ou amanhã conforme o tempo.

Nos empenhamos para saber tudo de forma correta para que não haja mal entendido igual ocorreu no caso da paciente lapense que estava em Salvador.

A Secretaria Municipal de Saúde tem ciência da importância e veracidade dos dados e nunca iriamos esconder informações a população.

Investigação - Após as investigações o prefeito Eures Ribeiro, emitiu um novo áudio nas redes sociais esclarecendo os fatos. [Confira o áudio]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guanambi - BA
Atualizado às 23h14 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

22° Sensação
7.3 km/h Vento
74.3% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Anúncio