Depois de vários meses de boatos em torno do nome do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSD), seu nome foi confirmou como pré-candidato à reeleição para pleito de 4 de outubro . A oficialização ocorreu na manhã desta terça-feira (9), após o gestor reunir com Charles Fernandes (PSD), Ivana Bastos (PSD), vice-prefeito Hugo Costa (PSD) e seu irmão Paulo Costa (PCdoB).
Conforme informação repassada ao Portal Folha do Vale, os aliados decidiram que Jairo ainda é o mais credenciado para continuar colocando os interesses de Guanambi acima dos valores pessoais. Não há informação se Hugo Costa continuará na vice de Jairo.
Além de Jairo, existem outros três pré-candidatos definidos para as eleições de 2020. O ex-governador Nilo Coelho (DEM), Marivalda Araújo, conhecida como “Valda ACS”, lançada pelo PT- Partido dos Trabalhadores. Ela foi candidata ao cargo de deputada estadual em 2018, obtendo mais de 23 mil votos pelo PPL, enquanto o Republicanos lançou Afonso Almeida.
O ex-governado Nilo Coelho que tentará seu quinto mandato este ano foi derrotado na eleição de 2016, pelo atual prefeito que concorreu pelo PSB. A diferença foi de 802 votos, segundo informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Nilo iniciou sua pré- campanha no mês de março de 2019, durante o ato de inauguração das obras de reestruturação e modernização do projeto público de irrigação de Ceraíma.
Três vereadores que integravam a base da situação hoje estão no grupo da oposição. Os eles Carlos Jackson “Loló” (DEM), Fausto Azevedo (DEM) e do presidente da Câmara Zaqueu Rodrigues (DEM).