Quarta, 30 de Setembro de 2020 02:46
77 99962-1243
Regional INOVAÇÃO

Deputado Charles Fernandes comemora inovação da Codevasf na perfuração de poços artesianos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu início à instalação de poços tubulares alimentados integralmente por energia solar na região Médio São Francisco baiano.

27/08/2020 15h43 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Charles Fernandes (PSD)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ao lado de lideranças políticas de São Félix do Coribe, com os quais se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 26, o Deputado Federal Charles Fernandes comemorou a inovação implementada pela Codevasf no processo de instalação de poços artesianos naquele município e em Serra do Ramalho.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu início à instalação de poços tubulares alimentados integralmente por energia solar na região Médio São Francisco baiano. A ação representa uma inovação no trabalho de perfuração e instalação de poços realizado pela empresa em benefício de comunidades rurais difusas da região. Os primeiros poços do tipo foram implantados em comunidades dos municípios de São Félix do Coribe, Correntina e Serra do Ramalho — área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Bom Jesus da Lapa.

O sistema implantado na comunidade Angical, em São Félix do Coribe, possui cinco placas solares que proveem a energia necessária para o bombeamento da água de dentro do poço até um reservatório de dez mil litros, posicionado sobre uma base de quatro metros. A distribuição da água ocorre por meio de um chafariz.

De acordo com Diogo Lessa, liderança política e pré-candidato a vereador, o sistema corta custos e simplifica a administração do acesso à água, especialmente porque não há energia elétrica na comunidade. “Cada um tem seu lote e está fazendo sua própria plantaçãozinha, sua horta, por isso essa água é tão importante para a gente. Aqui tem a feira livre, e esse poço vai permitir plantar o alimento que vai ser vendido nas feiras livres. Essa água muda tudo para nossa comunidade”, diz.

Outra comunidade recentemente beneficiada com um poço alimentado por energia solar é a dos membros da Associação União dos Produtores Rurais da Agrovila 11, em Serra do Ramalho. “Esse poço tem vazão de aproximadamente 10 mil litros/hora. Foi instalado com oito placas fotovoltaicas.

Os poços foram perfurados e instalados através de emenda parlamentar do Deputado, atendendo demandas das comunidades, por meio de lideranças políticas parceiras do mandato.

Presentes o pré-candidato a vice-prefeito, Léo de Laurenísio; pré-candidatos a vereadores, Diogo Lessa e Saulo Almeida; Dr. Dante, e Adaílton de Xavier, presidente do PSD.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guanambi - BA
Atualizado às 02h28 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

25° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio