Quarta, 30 de Setembro de 2020 03:20
77 99962-1243
Regional ENSINO À DISTÂNCIA

Centro Educacional Municipal Dom José Pedro Costa desenvolve ensino remoto, norteado em propostas pedagógicas direcionadas ao conhecimento e a uma educação afetiva.

O Centro Educacional Municipal Dom José Pedro Costa, abraçou o novo formato de ensino e vem desenvolvendo um excelente trabalho com seus alunos, sem deixar de lado a proposta pedagógica, os documentos norteadores do trabalho escolar e a educação afetiva.

31/08/2020 10h47
Por: Redação Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Educar nunca foi tão desafiador como está sendo neste momento atípico. A pandemia do coronavírus mudou e transformou hábitos ao redor do mundo e afetou profundamente as formas de ensinar e aprender.

De uma hora para a outra, as aulas presenciais foram interrompidas, como medida para conter a propagação da Covid-19, e precisaram ser substituídas pelo ensino à distância. E os desafios dessa transição temporária são imensos.

Para garantir a continuidade do processo educacional de forma efetiva e com qualidade, a Rede Municipal de Educação de Candiba, não só se adaptou à nova realidade como se reinventou e ressignificou. O Centro Educacional Municipal Dom José Pedro Costa, abraçou o novo formato de ensino e vem desenvolvendo um excelente trabalho com seus alunos, sem deixar de lado a proposta pedagógica, os documentos norteadores do trabalho escolar e a educação afetiva. 

“A mudança partiu da necessidade de mantermos um elo afetivo com nossos alunos durante o momento de pandemia, o qual tivemos que criar uma nova forma de trabalhar e chegar até nossos alunos e sua família. Começamos pela mudança de local: da escola para casa. Também tivemos que nos entender com vários recursos digitais para conseguirmos nos comunicar, e cada retorno recebido das atividades, cada palavra e gesto de carinho que vem dos alunos e dos responsáveis, nos enchem de orgulho, felicidade e esperança. Contudo, sabemos que cada família está vivenciando uma realidade diferente, tendo que auxiliar as atividades dos filhos de acordo com o seu tempo, pois precisam conciliar o trabalho, o acompanhamento dos estudos e o cuidado de seus filhos e da casa. Por isso, a escola está diariamente à disposição dos alunos e da família na tentativa de sanar as dúvidas, angústias e sugestões”, conta Vânia Andrade, Diretora do Colégio Dom José Pedro Costa.

Foram muitas reflexões e questionamentos acerca do novo modelo de ensino, e logo criou-se um formato de ensino remoto, com aulas conduzidas por meio de recursos tecnológicos por via do WhatsApp.

Já com 4 meses adentrando a casa dos alunos, a escola propôs um desafio aos mesmos para homenageá-los no mês do ESTUDANTE, e muitos deles se “jogaram” fazendo produções riquíssimas que atingiram em cheio com mensagem de motivação, relatos de uma nova vivência e experiência àqueles que apreciaram, como podemos conferir nas redes sociais da escola:

Facebook - https://www.facebook.com/profile.php?id=100009159823583  

Instagram - https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1qm6mc9113qko&utm_content=861dv0g  

A equipe da escola acredita que o ensino no formato remoto, lançou a escola em caminhos desconhecidos, mas com o exercício da pesquisa, do estudo, da prática às ferramentas e técnicas em mãos, o processo de ensino-aprendizagem ganhou um novo significado por meio de grupos de WhatsApp, videoaulas, leituras, exercícios, conversas e reuniões on line em grandes e pequenos grupos, todos pensados e preparados com fins pedagógicos muito claros, ressurgindo entre nós a beleza do conhecimento. 

O barulho dos alunos nos corredores da escola e nas salas de aula é inesquecível, hoje se tornou marca implacável ao toque de cada mensagem ou ligação recebida no celular de cada professor, coordenação e direção.

É claro que sucesso desse processo, não substitui o ensino presencial, mas mostra que o conhecimento rompe qualquer fronteira e o brota da troca.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guanambi - BA
Atualizado às 03h08 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

25° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio