Terça, 24 de Novembro de 2020 23:02
77 99962-1243
Educação AQUISIÇÃO

Afya Educacional amplia oferta de cursos de Medicina em Minas Gerais e Bahia

O UNIFIPMoc (Centro Universitário Faculdades Integradas Padrão), em Montes Claros (MG), e a Fip Guanambi (Faculdades Integradas Padrão), na Bahia, têm 160 vagas de Medicina autorizadas pelo MEC

23/10/2020 17h49
Por: Redação Fonte: Ascom
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

A Afya Educacional formalizou um contrato de compra e venda de quotas da Sociedade Padrão De Educação Superior Ltda, mantenedora do Centro Universitário Faculdades Integradas Padrão (UNIFIPMoc) e das Faculdades Integradas Padrão (Fip Guanambi). A aquisição, sujeita à avaliação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), é de R﹩ 360 milhões. Fundado em 2001, o grupo educacional conta com duas unidades, ambas com o curso de Medicina: em Montes Claros, a 420 km de Belo Horizonte (MG), e em Guanambi, a 800 km de Salvador (BA), próximo à divisa com Minas Gerais. Somadas as duas unidades têm 3,9 mil alunos matriculados, sendo 794 de Medicina, a grande maioria estudando no campus mineiro. O UNIFIPMoc e a Fip Guanambi têm 160 vagas de Medicina autorizadas pelo MEC, sendo 100 em Montes Claros e 60 em Guanambi.

Em 2019, antes da abertura de capital na Nasdaq, a Afya adquiriu a FASA (Faculdades Santo Agostinho), que conta com quatro unidades: duas em Minas Gerais, sem Medicina - uma justamente em Montes Claros - e duas na Bahia, com Medicina: em Vitória da Conquista e Itabuna. "O UNIFIPMoc e as FIP Guanambi chegam para fortalecer nossa oferta de Medicina em Minas Gerais e na Bahia, com cursos de alta qualidade e nota máxima na avaliação do MEC", explica Virgílio Gibbon, CEO da Afya. "Seguimos comprometidos em levar a Medicina para cidades de pequeno e médio porte deste país e, assim, formar os melhores médicos para ajudar a transformar a saúde do Brasil, interiorizar a educação médica de alta qualidade e, como consequência, participar da transformação socioeconômica das comunidades onde atuamos", completa Gibbon.

Investimento em plataformas digitais para o médico

Esta é a 8ª transação realizada pela Afya desde a abertura de capital na bolsa americana Nasdaq, em julho de 2019. Em setembro do ano passado o grupo comprou a Facimpa, no Pará, e em novembro o Centro Universitário UniRedentor, no Rio de Janeiro. Em 2020 vieram em fevereiro, o Centro Universitário São Lucas, em Rondônia; em julho, a PEBMED, plataforma tecnológica de auxílio à tomada de decisões clínicas e proprietária do Whitebook, e, em agosto, a Afya anunciou compromisso de compra da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB) e da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), no Pará. E em outubro a Afya investiu novamente no segmento de healthtechs, com o anúncio da intenção de compra da iClinic, plataforma de serviços digitais para médicos, utilizada em 1.300 cidades do país em 54 especialidades diferentes.

Após o fechamento das operações da FCMPB, da FESAR, do UNIFIPMoc e da FIP-Guanambi, a Afya passará a 2.303 vagas anuais de Medicina. "Em julho do ano passado, informamos ao mercado que faríamos um incremento de 1.000 vagas de Medicina até 2022. De lá para cá passamos de 1.452 para 2.303 vagas, ou seja, são 851 novas vagas. O objetivo é manter este ritmo de expansão, trazendo instituições de ensino de alto nível acadêmico e vocação para a Medicina. Em 2026, com os cursos já amadurecidos, devemos chegar a uma base de 16.580 alunos de Medicina", afirma Virgílio Gibbon.

Outro motivo de celebração é o início das aulas da 1ª faculdade de Medicina do grupo aberta por meio do último edital do Programa Mais Médicos, do governo federal, de 2018. A Afya conquistou o direito de abrir 7 faculdades de Medicina no Norte e Nordeste, e o campus de Santa Inês, no Maranhão, será o primeiro, com 50 alunos matriculados.

O início, há 20 anos, até a chegada à Nasdaq

A história da Afya teve início em 1999, com a primeira faculdade no Tocantins. O propósito evoluiu desde então e hoje o grupo se apresenta como a principal referência em educação médica, capacitando os alunos para transformarem seus sonhos em experiências extraordinárias de aprendizagem em todas as fases de suas carreiras, da graduação à última especialização.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia, traduzido em uma proposta metodológica inovadora, com currículo integrado, aprendizado adaptativo e metodologias ativas.

Forte presença no Norte e Nordeste

Cerca de 70% das faculdades e Centros Universitários da Afya estão nas Regiões Norte e Nordeste. "Em duas décadas de atuação, já formamos mais de 10 mil médicos, capacitando-os a prestar serviços de saúde, fixando-os em suas regiões de origem e garantindo, com isso, atendimento médico em alguns dos municípios remotos do país’, diz Gibbon, CEO da Afya.

Em 2018, a Afya venceu sete editais do Programa Mais Médicos, do governo federal, que determina a abertura de novas faculdades de Medicina. Foi a instituição de ensino mais vitoriosa no processo. Em cada município, todos nas Regiões Norte e Nordeste do país (Acre, Amazonas, Pará e Maranhão), a Afya poderá oferecer 50 vagas anuais de Medicina.

AFYA EM NÚMEROS

Graduação:

• Presença em 10 estados: Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Bahia, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraíba e Maranhão

• 7 novas faculdades de Medicina, do Programa Mais Médicos, a serem implantadas: Pará (3), Amazonas (2), Acre (1) e Maranhão (1)

• 9.097 alunos de Medicina

Cursos preparatórios para residência médica e educação continuada:

• 10.265 alunos

Especializações médicas:

• Presença em 7 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Vitória, Manaus, Recife, Fortaleza e Goiânia

• 4.187 alunos

SOBRE A AFYA EDUCACIONAL

A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.303) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são 30 cursos, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.

O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.

Mais informações em http://www.afya.com.br/  e http://ir.afya.com.br/ 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guanambi - BA
Atualizado às 23h02 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

23° Sensação
4 km/h Vento
73% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol e Chuva
Anúncio