Quinta, 05 de Dezembro de 2024
19°C 33°C
Guanambi, BA
Publicidade

TRE-BA nega liminar pleiteada pela candidata Valda do PT em Guanambi

O TRE-BA ainda vai julgar o recurso eleitoral apresentado pela candidata. O documento foi entregue nesta quarta-feira (28) à Justiça Eleitoral, que despachou na noite desta quinta-feira (30) para que o processo seja encaminhado ao órgão colegiado.

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Sertão
30/10/2020 às 20h09
TRE-BA nega liminar pleiteada pela candidata Valda do PT em Guanambi
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou liminar pleiteada pela candidata a prefeita de Guanambi Valda do PT. A postulante ao cargo máximo do executivo guanambiense teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de Guanambi por ausência de prestação de contas da campanha de 2018, quando Valda foi candidata a deputada estadual.

Na petição cível apresentada ao TRE-BA, a assessoria jurídica da candidata pleiteava a declaração de nulidade de atos processuais realizados nos autos da prestação de contas, julgadas como não prestadas pelo mesmo tribunal. No entendimento do juiz Ronaldo Alves Neves Filho, da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi, Valda não pode ser candidata pois não está quite com as obrigações eleitorais, tendo como base tal processo em que se almejou a nulidade.

A defesa sustentou que a candidata não foi devidamente notificada para apresentar as contas de campanha e alegou a existência de erro procedimental, porquanto teria sido apresentada petição nos autos do mencionado processo e, ao revés de ter sido recebida como recurso, fora recebida equivocamente como regularização de contas.

A juíza Zandra Anunciação Alvarez Parada, relatora da petição no TRE-BA, negou nesta quinta-feira (29) o pedido de liminar, justificando que houve sim citação à então candidata a deputada, no endereço por ela fornecido no sistema eletrônico de registro de candidaturas. Sobre o possível erro procedimental, a magistrada entendeu que não houve o vício alegado. (veja a decisão)

O TRE-BA ainda vai julgar o recurso eleitoral apresentado pela candidata. O documento foi entregue nesta quarta-feira (28) à Justiça Eleitoral, que despachou na noite desta quinta-feira (30) para que o processo seja encaminhado ao órgão colegiado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Reprodução
ELEIÇÕES 2024 Há 2 meses

Confira os vereadores eleitos e suplentes em Guanambi

No total, as eleições para vereador em Guanambi registraram 1.340 votos brancos (2,43%) e 2.486 votos nulos (4,51%). Os votos válidos somaram 51.271, representando 93,06% dos votos apurados.

Foto: Divulgação / Jornal O Eco
PESQUISA ELEITORAL Há 3 meses

Pesquisa registrada no TSE indica Valdinha (PSD) com 59,6% na liderança da disputa pela prefeitura em Iuiu; Robson Bezerra tem 29,7%

Registrada no TSE sob o Nº BA-02265/2024, a coleta de dados ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, tanto na sede quanto nas comunidades rurais de Iuiu, utilizando o sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional.

Robson Bezerra - Foto: Reprodução
DECISÃO JUDICIAL Há 3 meses

Iuiu: Justiça Eleitoral obriga candidato Robson Bezerra a retirar conteúdo publicado em suas redes sociais contra Valdinha e Reinaldo Góes

O candidato foi intimado para cumprir a decisão na manhã desta quinta-feira (05/09).

Foto: Divulgação / TRE BA
RESOLUÇÃO Há 3 meses

Juiz das garantias do TRE-BA passará a atuar nas Zonas Eleitorais a partir de 1º de setembro

Magistrados serão responsáveis pelo controle da legalidade da investigação criminal eleitoral e pela salvaguarda dos direitos individuais constitucionais dos investigados; implantação segue determinação do TSE

Foto: Divulgação - TRE-BA
NOVA FERRAMENTA Há 3 meses

TSE lança novo sistema para envio de mídia com documentos comprobatórios de receitas e despesas eleitorais

Agora, documentação, que era entregue presencialmente na Justiça Eleitoral, também pode ser apresentada pela internet