Uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa Dataqualy, sob encomenda do site Política Livre, aponta possibilidade de vitória do candidato Nilo Coelho (DEM) na disputa pela prefeitura de Guanambi.
Segundo o levantamento, no cenário estimulado, o ex-governador tem 51,8% das intenções de voto no município. Em seguida aparece o atual prefeito Jairo Magalhães (PSD), com 30,5% da preferência do eleitorado e Valda do PT aparece em terceiro com 2.8%.
Os que afirmaram ainda não saber em quem votar somam 11% é 4% disseram votar em branco ou nulo.
Nilo Coelho também lidera a pequisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores. Ele aparece com 46,3% das intenções, enquanto o prefeito Jairo Magalhães aparece com 26,2% e Valda do PT com 1%. Branco/Nulo são 4,3%, Outro 0,3% e Não sabem ainda em quem votar, 22%.
Considerando os votos válidos, Nilo Coelho teria 60,9%, Jairo 35,9% e Valda do PT 3,2%. Nilo é apontado por 52,7% dos entrevistados como provável vencedor das eleições, enquanto 21% acreditam que o prefeito Jairo Magalhães se reelegerá, ao passo que apenas 0,5% apostam na eleição de Valda do PT. 0,3% acham que nenhum dos candidatos vencerá. Não sabem são 25,5%.
A pesquisa Dataqualy/Política Livre foi realizada no período de 4 a 7 de novembro com 405 pessoas e registrada no TSE sob o número BA-07823/2020. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e seu nível de confiabilidade de 95%.
A Justiça Eleitoral de Guanambi suspendeu a divulgação da pesquisa no último domingo (8) a pedido da “Coligação Time do Avanço”, de Jairo Magalhães, que alegou irregularidades. Nesta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acatou mandato de segurança da Dataqualy e liberou a divulgação do resultado.