Quarta, 27 de Outubro de 2021
25°

Muitas nuvens

Guanambi - BA

Saúde DOENÇA DE HAFF

Candiba tem o primeiro caso da Doença de Haff confirmado

A Doença de Haff é causada pela ingestão de peixe, principalmente a espécie chamada de “olho de boi”, presente na alimentação de 80% dos acometidos pela enfermidade.

10/12/2020 às 21h36
Por: Redação Fonte: Edição: João Miguel / Folha do Vale
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Ulrike Leone / Pixabay)
Foto: Reprodução / Ulrike Leone / Pixabay)

Um caso da Doença de Haff, também conhecida como a “doença da urina preta”, foi confirmado no município de Candiba, no Sudoeste da Bahia, mas não há informação quando o paciente adquiriu a doença.

Conforme informação da Sesab, 30 casos da Doença de Haff foram confirmados no mês de novembro em todo o Estado. De janeiro até agora foram confirmados 36 casos da doença na Bahia.

Dos 36 infectados, 30 apresentaram sintomas típicos da doença, entre eles, CPK elevado (uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração, sendo solicitada a sua dosagem para investigar possíveis danos a esses órgãos).

Outros sintomas foram: dor muscular, urina escura (cor de café) e dor em membros superiores e inferiores.

A Doença de Haff é causada pela ingestão de peixe, principalmente a espécie chamada de “olho de boi”, presente na alimentação de 80% dos acometidos pela enfermidade.

Sintomas

A Doença de Haff costumam aparecer entre duas e 24 horas após o consumo de peixe ou crustáceos cozidos. Além das fortes dores e mudança na coloração do xixi, os pacientes podem ter insuficiência renal.

Os primeiros casos de doença de Haff foram descritos pela primeira vez em 1924, na Rússia e na Suécia, e envolveram o consumo de diferentes peixes de água doce.

No Brasil, um surto de 27 casos de doença de Haff já ocorreu em 2008, durante 4 meses no estado norte do Amazonas. Os peixes de água doce pacu-manteiga (Mylossoma duriventre), tambaqui (Colossoma macropomum) e pirapitinga (Piaractus brachypomus) foram os causadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 23h29 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Dom 26°C 19°C
Seg 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio