Quinta, 04 de Março de 2021 18:21
77 99962-1243
Local NOVO DECRETO

Prefeitura de Guanambi publica novo decreto com novas restrições para conter a alta da Covid-19 na cidade

Assinado pelo prefeito Nilo Coelho, que atendeu as recomendações do Comitê, o novo documento limitou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até às 21h.

10/02/2021 20h19
Por: Redação Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guanambi publicou em edição extra do Diário Oficial na noite desta terça-feira (9), um novo Decreto com medidas de enfrentamento à propagação da Covid-19 na cidade. Assinado pelo prefeito Nilo Coelho, que atendeu as recomendações do Comitê, o novo documento limitou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até às 21h. Acesse o link https://bit.ly/3a3Akxz  e baixe a íntegra do Decreto com todas as informações. As medidas valem até o dia 23 de fevereiro e terá o seu cumprimento fiscalizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar. Os estabelecimentos que não respeitarem o Decreto, poderão ser interditados ou ter o alvará cassado.  

Já os eventos religiosos foram restritos a 50 pessoas. Os clubes sociais tiveram o funcionamento suspenso e ficou também proibido a realização de atividades esportivas nos equipamentos públicos e privados da cidade. As academias e outras atividades físicas continuam funcionando, mas atendendo regulamentação anterior.  

Também foi determinada a suspensão do funcionamento dos parques municipais, a proibição do uso de academias ao ar livre, áreas de lazer e brinquedos infantis das praças públicas, como também aglomerações de pessoas.  

A exceção é o Parque da Cidade, que abrirá das 05h até às 20h, exclusivamente para a pista de caminhada e ciclovia, ficando proibida a utilização dos equipamentos de ginástica, da quadra de areia e quadra poliesportiva. Nas praças públicas está proibida a aglomeração de pessoas, especialmente utilizando-se equipamentos sonoros e fazendo uso de bebidas alcóolicas. 

Mesmo com uma série de ações que foram realizadas pela atual gestão, desde o dia primeiro de janeiro, o número de casos seguem aumentando na cidade. A Prefeitura de Guanambi criou equipes de educação social que visita comércios, filas, mercado e feira livre da sede e distritos, orientando cidadãos quanto ao uso de máscaras e distanciamento, com panfletos de orientação, etc. Também ampliou as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária, com rondas noturnas em bares e estabelecimentos na zona urbana e distritos, além disso, colocou toda estrutura para o programa de vacinação dos grupos prioritários e deu todo suporte e apoio para as equipes do PA Covid e Hospital Municipal, além de realizar durante todo o mês de janeiro, campanha maciça de orientação da população nas rádios e carros de som nos bairros e centro comercial.  

Mesmo com todas estas ações, o número de casos não diminuiu e fatos novos levaram a gestão a tomar as providências. O aumento exponencial da ocupação da UTI quase no limite em Vitória da Conquista, que é a unidade de referência da nossa região, o aumento semanal crescente de atendimentos no PA Covid e a dificuldade de se encontrar insumos médicos no país, além do seu alto preço, foram um dos empecilhos que levaram a enorme preocupação do Comitê. Além disso, a nova variante da Covid-19, que já circula por regiões próximas, sendo esta muito mais contagiosa e perigosa, e o feriado de carnaval e bancário, onde muitas pessoas devem viajar para regiões onde estas novas variantes já circulam. Se constatou nas ações de fiscalização, a não observância do cumprimento do decreto anterior por muitos setores, mesmo com ampliação da fiscalização. Este aumento da contaminação levou ao aumento de óbitos na cidade, que já está em 21 casos. Segundo a secretária de saúde, estas ações foram debatidas e postas com a finalidade de se evitar um colapso na rede de saúde municipal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guanambi - BA
Atualizado às 18h21 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

24° Sensação
7.8 km/h Vento
50.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio