Em todo o mundo, milhões de pessoas estão reservando um tempo para reconhecer os esforços heróicos dos profissionais de saúde. Para estudantes e futuros profissionais da área médica, a pandemia oferece uma prévia vívida dos desafios e recompensas de suas carreiras futuras.
Como um dos setores de maior demanda e considerado à prova de recessão, o campo da saúde deverá crescer mais do que qualquer outro na próxima década. De fato, com todos os transtornos provocados pela pandemia da Covid-19, hoje em dia existe uma necessidade extrema de provedores de saúde. A verdade é que cada vez mais setores precisam desesperadamente de pessoas instruídas e motivadas para preencher estas lacunas.
De potencial crescimento na carreira e realização pessoal, à variedade de oportunidades disponíveis e recompensa financeira, são vários os aspectos que levam as pessoas a considerarem seguir uma carreira estimulante e gratificante na área da saúde.
Mas a medicina é uma profissão que não está ligada somente a algumas das posições mais tradicionais em consultórios médicos ou hospitais – é uma área de ampla abrangência e conta com uma variedade de empregos.
Nas últimas décadas, a área da saúde assumiu uma série de papéis. Hoje, os provedores de saúde também são necessários em setores específicos que complementam de forma indispensável a medicina.
Obviamente neste momento, algumas funções têm uma necessidade maior do que outras, principalmente quando se trata de médicos, enfermeiros e profissionais da linha de frente da Covid-19. Mas outros setores que não estão ligados à atmosfera típica das salas de emergência, hospitais e UTIs também estão em destaque.
Uma carreira na área da saúde significa que o profissional pode trabalhar em vários locais e ambientes interessantes. Se você tem um perfil adequado para a área, abaixo está uma relação de algumas carreiras interessantes que pode ajudá-lo a solidificar a sua escolha profissional.
A carreira em enfermagem prevê uma ampla variedade de cuidados ao paciente. Os profissionais monitoram e registram os sintomas do paciente, mantêm os registros de saúde, administram medicamentos e tratamentos com base nas prescrições médicas.
Fisioterapeutas diagnosticam e tratam pacientes com mobilidade limitada. Estes profissionais ajudam pacientes de todas as idades a recuperar os movimentos para realizar tarefas básicas e funcionais da vida. Os fisioterapeutas também consultam os pacientes para entender suas condições, desenvolver um plano de tratamento e promover a cura por meio de massagens, exercícios ou outras técnicas.
Embora seja um campo que envolva a reabilitação de pacientes após uma doença ou lesão, assim como a fisioterapia, o terapeuta ocupacional se preocupa em ajudar os pacientes a recuperar e desempenhar melhor as habilidades na vida diária e no trabalho.
Esta área abrange a comunicação humana, incluindo a fala, a linguagem, a audição, a escrita e o equilíbrio. Os fonoaudiólogos podem acompanhar pacientes em todas as fases da vida, por isso, a profissão vem se tornando cada vez mais necessária.
Os farmacêuticos são profissionais licenciados e aptos a distribuir medicamentos com segurança e responder as questões sobre dosagem e uso adequado aos pacientes. A área abrange farmácias, laboratórios de análises clínicas, indústria de medicamentos e cosméticos, entre outras, contribuindo para a eficácia de testes e a segurança da formulação de remédios e demais produtos que envolvam a saúde.
Um nutricionista é capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio da alimentação. Além de elaborar planos de nutrição para clínicas de estética, restaurantes, centros esportivos e escolas, os profissionais têm um espaço garantido dentro de hospitais, clínicas e consultórios médicos, onde são responsáveis pela dieta de pacientes de acordo com os seus problemas de saúde.
A relação do ser humano com o meio ambiente está cada vez mais no foco da saúde. A carreira em gestão de saúde ambiental aborda os aspectos da saúde e qualidade de vida determinados por fatores ambientais, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou sociais. A profissão é extremamente importante para a melhoria das relações entre a sociedade e a natureza, tanto no presente quanto no futuro.