Sábado, 15 de Maio de 2021 01:42
77 99962-1243
Regional REUNIÃO

Incentivo à cultura do maracujá em Iuiu em pauta em secretarias estaduais

Ivana Bastos avaliou as reuniões como positivas. “Saímos das audiências com a certeza de que Iuiu receberá importantes investimentos para o fomento das atividades do campo. Com o comprometimento do prefeito e da sua equipe, aliado ao apoio dos órgãos, logo, logo teremos boas novas para o município”, considerou a parlamentar.

20/04/2021 07h22
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete deputada Ivana Bastos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para tratar dos avanços na agricultura familiar do município de Iuiu e os desafios para o futuro no setor, a deputada Ivana Bastos e o prefeito de Reinalldo Góes reuniram com o secretário de Agricultura, Lucas Costa, e, posteriormente, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, nesta segunda-feira (19). “O município de Iuiu tem sido referência na valorização do pequeno produtor rural, a exemplo da cultura do pepino. E o nosso objetivo agora é fortalecer ainda mais as ações para ampliar a produção do maracujá na região, movimentando a economia e garantindo a geração de emprego e renda”, pontuou a deputada.

Agricultura

Na Secretaria de Agricultura, a parlamentar e o gestor destacaram o sucesso da cultura do pepino, que foi a primeira cultura a receber o apoio da prefeitura, a qual a produção passou de 14 hectares em 2017/2018 para 52 hectares em 2019/2020. O município também apoia a cultura da pimenta e agora tem dado ênfase à produção do maracujá, que logo foi abraçado pelos agricultores familiares, passando de 8 produtores na primeira safra em 2017/2018 para 92 produtores na última safra 2019/2020.

Na ocasião, foi solicitado ao secretário Lucas Costa o apoio da pasta para alavancar a produção com a liberação de kits irrigação e mais investimentos. Entusiasmado com o trabalho da gestão municipal junto aos agricultores, o secretário informou que fará o necessário para expandir a cultura do maracujá, inclusive com parcerias empresariais para a compra e comercialização do produto.

SDR

Com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, foi reiterado a importância de apoiar a produção do maracujá para o desenvolvimento da região. O secretário também ficou impressionado com o potencial e o trabalho articulado no município, garantindo que será parceiro de Iuiu para implantar programas e estruturas capazes de ampliar a produção e assegurar mais qualidade e melhores condições para os pequenos produtores. Também foi elencada na reunião, ações para o fomento da produção e comercialização do leite.

“Plantar é uma das maiores vocações do povo iuiuense. E a prefeitura tem atuado com uma postura séria, colocando técnicos, agrônomos, veterinários em campo para, através de um trabalho articulado garantir uma produção cada vez maior e de qualidade. Vale ressaltar o apoio constante da deputada no fortalecimento das ações”, frisou o prefeito.

Ivana Bastos avaliou as reuniões como positivas. “Saímos das audiências com a certeza de que Iuiu receberá importantes investimentos para o fomento das atividades do campo. Com o comprometimento do prefeito e da sua equipe, aliado ao apoio dos órgãos, logo, logo teremos boas novas para o município”, considerou a parlamentar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.