Sábado, 15 de Maio de 2021 02:39
77 99962-1243
Regional INVESTIMENTOS

Ivana Bastos busca investimentos para agricultores familiares de Jacaraci

O secretário informou que a pasta fará estudos para contribuir com investimentos em projetos, envio de técnicos, implantação de estruturas a exemplo de um abatedouro de pequeno porte para frango caipira e fará um trabalho também para possivelmente viabilizar um laticínio.

20/04/2021 20h03
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete deputada Ivana Bastos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar ações para valorização da agricultura familiar no município de Jacaraci, a pedido da vice-prefeita Cleulete Fernandes, a deputada Ivana Bastos e o líder comunitário da cidade, Airton Dias, se reuniram ontem (20) com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.

Na ocasião, o líder apresentou o trabalho realizado por 300 produtores rurais de quatro associações do município na produção de alimentos, artesanato, materiais de limpeza, dentre outros. O secretário ficou entusiasmado com os itens produzidos pela Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Comunidades de Quilombo, Passagem do Meio e baixa da Forquilha; pela Associação dos Pequenos Produtores de Irundiara; assim como a Associação dos Agricultores das Fazendas Passagens da Vereda e Cupim e Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Localidades Gerais da Ave Maria, Baixa Dantas, Estrema, Santana e Mata do Sobrado.

O secretário informou que a pasta fará estudos para contribuir com investimentos em projetos, envio de técnicos, implantação de estruturas a exemplo de um abatedouro de pequeno porte para frango caipira e fará um trabalho também para possivelmente viabilizar um laticínio. “Essa é uma surpresa positiva trazida pela deputada Ivana Bastos. A produção agrícola do município é invejável. Uma prova da vitalidade da agricultura familiar de Jacaraci. É muito importante trabalharmos juntos para fornecer as condições para que agricultores familiares cresçam e tenham uma renda digna para permanecer no campo”, disse Gomes.

O líder comunitário destacou o trabalho articulado entre os agricultores e a construção do pensamento participativo nas decisões coletivas para a diversidade da produção e geração de renda nas comunidades. “As nossas associações têm uma produção das mais variadas possíveis. Buscamos sobreviver economicamente, e dentro das possibilidades  crescer, mas precisamos da ajuda dos agentes públicos para suprir a necessidade da nossa região”, frisou Dias.

Ivana Bastos ressaltou a importância de investir no homem e na mulher do campo. “Quando estive em Jacaraci, a convite da vice-prefeita Cleulete, eu conheci o trabalho das associações, bem como a atuação do Airton e fiquei encantada. Eu vi que nós precisávamos dar esse incentivo ao trabalho porque é muito bem planejado, estudado, mas precisa do apoio do Governo do Estado. O secretário nos deu uma resposta positiva e continuaremos acompanhando os pedidos e as possibilidades tratadas aqui para que as comunidades tenham a assistência necessária”, considerou a deputada. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.