Sábado, 15 de Maio de 2021 01:54
77 99962-1243
Local CARRO FUMACÊ

Secretaria de Saúde de Guanambi divulga cronograma do carro fumacê na sede e distritos para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua

29/04/2021 07h46
Por: Redação Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Guanambi tornou público desde a tarde desta quarta-feira (28), o cronograma completo de aplicação do carro fumacê nos bairros da sede e distritos. A aplicação é uma parceria da Secretaria de Saúde, junto à Divep – Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab. Ao todo, 6 (seis) unidades do carro fumacê foram encaminhados para a cidade. A operação começou na tarde desta terça-feira (27).   

Orientações à população 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga. Além disso, é interessante cobrir com plástico ou tecido alimentos expostos e gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos.  

Produto menos agressivo 

Na aplicação, será utilizada um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Ao todo, serão 4 (quatro) ciclos de aplicação em toda cidade e distritos. “Seguimos atentos e tomando as providências necessárias para o controle do mosquito Aedes aegypti em nossa cidade”, reitera a Secretária de Saúde, Dra. Roberta Mota. 

Mosquito causa três doenças 

Vale destacar que o mosquito Aedes aegypti não é o causador apenas da Dengue, mas também de outras doenças.  Em Guanambi foram confirmados em abril, 134 casos de dengue, 71 de chikungunya e 8 de Zika. Os casos foram registrados em todos os bairros, mas os de maiores incidências são os bairros São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.