Sábado, 15 de Maio de 2021 02:45
77 99962-1243
Local CAPACITAÇÃO

Secretaria de Assistência Social realiza capacitação com Enfermeiros e ACS para campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O público alvo da capacitação realizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, é justamente os agentes que atuam com a saúde e que têm forte atuação na sociedade, já que são profissionais que estão diariamente visitando as famílias.

30/04/2021 10h24 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou entre o dia 27 a 30 de abril, uma capacitação com enfermeiros do município e agentes comunitários de Saúde (ACS), para atuarem junto à campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O público alvo da capacitação realizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, é justamente os agentes que atuam com a saúde e que têm forte atuação na sociedade, já que são profissionais que estão diariamente visitando as famílias. O evento se deu em quatro dias porque a cada dia da semana uma turma diferente com determinada quantidade de pessoas participou da capacitação, que ao todo capacitou 170 profissionais. A ação seguiu todas as orientações de prevenção à Covid-19, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel.  

Segundo a secretária de assistência social, Rúbia Maria, a campanha é de extrema importância em tempos de pandemia. "Devemos proteger nossas crianças de uma situação tão grave que é a exploração sexual. Nesse momento de pandemia muitas crianças e adolescentes estão fora das escolas e infelizmente podem estar em maior risco devido à convivência com abusadores. Então este treinamento é justamente para mostrar aos agentes de saúde como identificar e intervir nas situações de abuso", disse a secretária.  

A Campanha 

A Campanha Faça Bonito visa mobilizar e convocar toda a sociedade guanambiense para o compromisso de proteger crianças e adolescentes. Em Guanambi, será lançada no dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.  

A data escolhida faz referência ao "Caso Araceli", quando em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos. 

Órgãos de proteção às crianças e adolescentes de Guanambi 

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes 

Localizado na Secretaria de Assistência Social, na Rua Binha Teixeira, s/n°, Bairro Santo Antônio. 

Telefone: (77) 9 9961-4459. 

- Conselho Tutelar 

Localizado na Avenida Messias Pereira Donato, n° 1076, Bairro Aeroporto Velho. 

Telefone: (77) 3451-8749 / (77) 9 9961-4394. 

- Vara da Infância e Juventude 

Localizado na Avenida Messias Pereira Donato, s/n°, Bairro Aeroporto Velho. 

Telefone: (77) 3451-1197. 

- Juizado Especializado no Atendimento à Criança e ao Adolescente. 

Localizado na Avenida Messias Pereira Donato, s/n°, Bairro Aeroporto Velho. 

Telefone: (77) 3451-1197. 

- Promotoria da Infância e Juventude. 

Localizado na Rua dos Expedicionários, n° 174, Centro. 

Telefone: (77) 3451-3532. 

- Disque Denúncia Nacional  

Disque 100 (número para ligações/denúncias) 

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS) 

- CRAS Casa das Famílias

Localizado na Rua José Bonifácio, n° 08, Bairro Vila Nova. Contatos: (77) 3452-0226/ (77) 9 9847-1695/ (77) 9 9973-0528. 

- CRAS Jonaldo Apolinário 

Localizado na Rua Maxuel do Nascimento, n° 60, Bairro Vila Nova.  

Telefone: (77) 9 9973-9832. 

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social.  

Localizado na Avenida Joaquim Chaves, n° 404, s/n°, Bairro Santo Antônio. 

- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Localizado na Secretaria de Assistência Social, localizado na Rua Binha Teixeira, s/n°, Bairro Santo Antônio. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.