Segunda, 25 de Outubro de 2021
33°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Educação PROGRAMA QUALIESCOLA

Prefeitura de Guanambi estuda implantar o Programa Qualiescola

O programa que existe desde 2003, está presente em 19 estados brasileiros e visa melhorar os indicadores da educação pública municipal.

07/05/2021 às 16h20
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ensino público brasileiro tem passado por grandes desafios impostos pela pandemia. O último ano foi tocado à base de improvisos e testes, condicionando professores, alunos e pais em situações desconfortáveis. Soma-se este quadro à histórica dificuldade brasileira de se estabelecer uma educação igualitária e de excelência. Para reparar as perdas e posicionar o ensino municipal em condições de enfrentar os necessários e urgentes processos inovadores, o deputado federal Arthur Maia sugeriu ao prefeito Nilo Coelho avaliar a viabilidade de se estabelecer uma parceria com o IQE – Instituto Qualidade no Ensino, presente em centenas de cidades de dezenove estados do Brasil. O IQE é uma instituição sem fins econômicos e tem vários experimentos aprovados no ensino público em seus quase 30 anos de existência. 

Uma reunião foi realizada na última quarta-feira (05), no gabinete municipal, por meio de videoconferência com o presidente do referido Instituto, Marcos Magalhães, e a coordenadora-geral, professora Iran Freitas, para tratar da implantação do Programa Qualiescola em Guanambi. Participaram ainda o vice-prefeito Arnaldo Azevedo, a secretária municipal interina de educação, professora Edésia de Araújo, e a educadora Lajucy Donato. 

O Programa 

O programa que existe desde 2003, está presente em 19 estados brasileiros e visa melhorar os indicadores da educação pública municipal. O principal objetivo do programa, segundo o presidente do instituto, "é de levar melhoria contínua do quadro de gestores educacionais e professores através de uma forte estratégia organizacional com foco em metas e resultados com base na aprendizagem, autonomia das escolas e um trabalho intenso de alfabetização".  

Dados da educação em Guanambi 

O IQUE apresentou durante reunião o diagnóstico completo da educação municipal de Guanambi, que mostra que em 2019, 66% das crianças do 3º ano do nível fundamental não sabiam ler e 40% não sabiam escrever bem. O que explica a alta taxa de reprovação, sendo de 10,6% nos anos iniciais do nível fundamental e 16,1% nos anos finais.  

“Os números de 2019 não são animadores, o que constata a necessidade urgente de se adotar uma nova metodologia no ensino de Guanambi. E, agora, a pandemia irá acentuar a já existente crise na aprendizagem no município. A resposta aos choques da Covid-19 na educação precisa ser abrangente e bem planejada para garantir que o sistema de educação municipal seja construído melhor do que era antes”, disse Arthur Maia. 

Após apresentação do diagnóstico da educação em Guanambi e apresentação do Programa Qualiescola, que tem duração de três anos, satisfeito, o prefeito Nilo Coelho solicitou o envio de projeto e proposta para avaliação.  

“Em 2005, Sobral (cidade que aderiu ao programa) obteve a nota 4.5 no IDEB e, em 2017, a nota saltou para 9.1 em relação aos mesmos anos de ensino. Em Guanambi, o IDEB está em 4,1, uma diferença absurda. Então, estamos buscando o que tem de mais exitoso no Brasil para trazer pra cá”, disse Nilo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 15h52 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

Ter 28°C 21°C
Qua 28°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio