Segunda, 21 de Junho de 2021 03:19
77 99962-1243
Estadual REUNIÃO

Implantação do projeto da Bioenergia Orgânicos é pauta na SDR

A gestora municipal informou também que para a produção inicial, a Bioenergia vai atuar junto às comunidades de Luna e Remanso, totalizando uma assistência a mais de 70 famílias.

20/05/2021 07h47
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete deputada Ivana Bastos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de dialogar para estabelecer parcerias para a implantação do projeto Bioenergia Orgânicos no município de Lençóis, uma das maiores iniciativas agroindustriais de fruticultura orgânica do país, a prefeita da cidade, Vanessa Senna, acompanhada do chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, Marcílio Seixas, e o responsável pela empresa, Osvaldo Araújo, se reuniu com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro.

Na oportunidade, a prefeita explicou que o projeto pioneiro no estado, vem há mais de 10 anos, buscando implantar na região a atividade que visa aliar fruticultura orgânica, sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e inclusão social. Atualmente, o projeto se encontra na fase de prospectar parceiros e apoiadores para somar com a produção em grande escala. A gestora municipal informou também que para a produção inicial, a Bioenergia vai atuar junto às comunidades de Luna e Remanso, totalizando uma assistência a mais de 70 famílias.

Jeandro informou que a secretaria tem o total interesse em estabelecer parcerias com iniciativas de grande potencial para o desenvolvimento agrícola e sustentável no estado. E no caso da Bioenergia, não será diferente. O técnico da pasta orientou que, como passo inicial, deve ser realizado um plano de ação, através de levantamento de dados das duas localidades contempladas pelo projeto, para assim ter um diagnóstico com indicadores de como o estado deve apoiar, seja através de investimentos para o auxílio à ampliação de oferta hídrica nas localidades ou convênios para assistência técnica, entre outras medidas.

Como encaminhamento da reunião, ficou acordado uma visita dos técnicos da SDR para análise da área e elaboração do plano de ação para a atuação do órgão.

A Bioenergia Orgânicos

Atua com pesquisas em parceria com a EMBRAPA para produzir as melhores variedades de frutíferas orgânicas, tais como abacaxi, goiaba, manga, acerola, maracujá, dentre outros. A Bioenergia Orgânicos pretende fabricar inicialmente 40 toneladas/dia do produto em um turno. A perspectiva é de gerar 2 mil empregos diretos e indiretos, no auge da sua capacidade, que será de 110 toneladas/ano, em alguns anos. O faturamento anual previsto é de R$ 100 milhões.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.