Domingo, 19 de Setembro de 2021
29°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Local RETORNO ÀS AULAS

Aulas presenciais na rede municipal de Guanambi voltam a partir de outubro após imunização de professores com as duas doses da vacina contra a Covid-19

A atual gestão deu a garantia ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de que esse retorno só será feito após os professores e servidores da educação estarem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

23/07/2021 às 11h40
Por: Redação Fonte: Ascom PMG
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o anúncio do governador do Estado, Rui Costa, sobre o retorno às aulas semipresenciais em sistema híbrido no dia 26 de junho na rede estadual, o diálogo em Guanambi sobre a pauta foi destaque esta semana.

Na segunda-feira (19), houve uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, com o Comitê Local de Educação Municipal e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUMUR), de escolas particulares e do setor jurídico da prefeitura.

Professores e servidores com imunização completa

De acordo com a secretária de Educação, Lajucy Donato, em diálogo com o prefeito Nilo Coelho, a previsão é de que as aulas em sistema híbrido da rede municipal retornem a partir de outubro. A atual gestão deu a garantia ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de que esse retorno só será feito após os professores e servidores da educação estarem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

"Nós estamos alinhados com os professores, pais e alunos, e garantimos a todos que esse retorno só será realizado quando os professores estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid. Quanto aos alunos, muitos pais questionam a falta de vacina às crianças e nós sinceramente gostaríamos que esse público também fosse imunizado, mas não depende do município. Em todo Brasil, a população vacinável é maior de 18 anos", esclareceu Lajucy.

Preparação

A partir de agora as equipes da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura começam a se preparar para receber alunos e servidores da educação nas unidades escolares.

Confira algumas das primeiras ações:

- Organização administrativa e logística com equipes gestoras e pedagógicas;

- Processo licitatório para serviços de transporte escolar;

- Adequação física das escolas municipais, atendendo às exigências protocolares das autoridades sanitárias;

- Treinamento de sanitização e desinfecção às equipes de limpeza;

Sistema híbrido

O sistema híbrido da rede municipal de ensino seguirá as orientações disponíveis no Protocolo Geral de Retorno às Aulas Presenciais (será editado) em alinhamento às orientações também do Estado.

Sendo assim, tanto as aulas presenciais quanto remotas fazem parte dessa realidade do sistema híbrido.

Apoio aos professores e alunos

Preocupado com a saúde emocional dos professores, que se depararam na pandemia com novos e complexos desafios na educação, o município disponibilizou gratuitamente atendimento psicológico a esses profissionais.

O suporte psicológico aos servidores municipais da educação é dado pela psicóloga clínica Julyane Dias, no prédio do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP). Já os agendamentos são feitos pelo número (77) 9 9173 9903.

Quanto aos alunos, essa assistência é dada no Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários