Domingo, 19 de Setembro de 2021
29°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Regional REUNIÃO

Prefeito de Guanambi participa em Vitória da Conquista do lançamento da Frente Integra Sudoeste

Ao final do evento, gestores assinaram um manifesto onde reafirmaram a finalidade da frente de prefeitos.

31/07/2021 às 10h36
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito Nilo Coelho participou na tarde desta sexta-feira (30), no Auditório do Cemae, em Vitória da Conquista, do lançamento da Frente Integra Sudoeste. Ao lado da anfitriã prefeita Sheila Lemos, o gestor é um dos fundadores do movimento de prefeitos que visa a união de forças por pautas em comum.

Prefeitos de 22 municípios da região estiveram presentes no encontro, que contou com a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é o gestor municipal de Jequié. O evento contou com transmissão ao vivo nos canais da Prefeitura de Vitória da Conquista e Guanambi no YouTube e Facebook. Assista no link: https://bit.ly/3lmeqvw 

Ao final do evento, gestores assinaram um manifesto onde reafirmaram a finalidade da frente de prefeitos.

Palestra técnica

Na parte técnica, o professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Roberto Paulo Machado Lopes abordou as questões econômicas regionais, as vocações econômicas regionais e o potencial de desenvolvimento da região em conjunto. Roberto Paulo é mestre em Economia (Ufba) e doutor em Geografia e Planejamento Territorial (Universidade de Barcelona). Tem dois livros publicados e cinco capítulos de livros, boa parte envolvendo estudos sobre a economia de Vitória da Conquista e da região.

Frente Integra Sudoeste

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.

Nilo e Sheila chegaram à conclusão de que, ao invés de procurarem encaminhar suas próprias agendas ou partirem isoladamente para buscar recursos federais e possíveis investimentos privados, seria muito mais produtivo capitanear um movimento que juntasse outros gestores em torno das pautas, o que proporcionaria mais força na hora de apresentar os pleitos.

Entre os exemplos de projetos e investimentos que Sheila Lemos e Nilo Coelho apontam como capazes de alavancar o desenvolvimento comum da região incluem-se a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários