Domingo, 19 de Setembro de 2021
29°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Regional GERAÇÃO DE ENERGIA

Codevasf adota energia fotovoltaica em sua superintendência em Bom Jesus da Lapa (BA)

O objetivo da iniciativa é produzir energia suficiente para atender as demandas da Superintendência e, assim, economizar recursos do Governo Federal.

03/08/2021 às 07h01
Por: Redação Fonte: Ascom Codevasf
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Codevasf
Foto: Divulgação - Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) implantou um sistema de geração de energia fotovoltaica na sede de sua 2ª Superintendência Regional, em Bom Jesus da Lapa (BA). O objetivo da iniciativa é produzir energia suficiente para atender as demandas da Superintendência e, assim, economizar recursos do Governo Federal.

“O serviço público precisa estar cada vez mais alinhado com questões ambientais e com as necessidades de economia de energia e de otimização de gastos. A Codevasf tem esses compromissos e essa ação é um exemplo disso, pois promove, com inovação, economia e sustentabilidade”, afirma Harley Xavier, superintendente regional da Codevasf na região.

O sistema conta com duas usinas independentes, cada qual com um inversor e um autotransformador. Os inversores ficam armazenados em um abrigo com aparelhos de ar-condicionado. Uma das usinas possui módulos instalados no telhado do galpão da superintendência e a outra possui módulos que formam um estacionamento coberto (carport).  A instalação das estruturas que compõem o sistema preservaram as árvores existentes no local.

De acordo com Anderson Machado, técnico da Codevasf e fiscal da ação, a medida também representa uma contribuição ao país. “[A medida ajuda] a poupar água dos reservatórios das hidrelétricas e contribui para aumento da estabilidade e da confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, avalia.

Superintendência

A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA) coordena as ações de desenvolvimento empreendidas pela Companhia em 215 municípios baianos localizados no Médio São Francisco e nas bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, Pardo, Jequitinhonha e Mucuri, entre outras bacias do estado. Os projetos de desenvolvimento da Empresa ocorrem em áreas como agricultura irrigada, revitalização do meio ambiente, arranjos produtivos locais e infraestrutura hídrica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários