BH MÓVEIS
QUEIMADAS

AES Tietê orienta população sobre o risco de queimadas

Empresa contribui para disseminar informações preventivas na região do Complexo Eólico Alto Sertão II

22/08/2019 14h54Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Ascom AES Tietê

A AES Tietê tem como política promover campanhas educativas de conscientização sobre o meio ambiente. A empresa, que atua nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí com o Complexo Eólico Alto Sertão II, informa à população sobre os ricos de queimada na região. Neste período, com a falta de chuvas, tempo seco, ventos fortes e vegetação rasteira, pequenas faíscas podem se transformar em incêndios de grandes proporções.

As queimadas destroem o solo, o ambiente e espantam os animais da região. Além disso, podem provocar doenças respiratórias, ao contaminar o ar, colocar em risco plantações, casas e rede elétrica da comunidade.

Há quem acredite que a prática de queimadas torna o solo mais fértil, prepara a terra para o plantio e aumenta a produção na lavoura, mas a companhia alerta que isso é mito. A verdade é que depois de uma queimada, o solo fica descoberto, sem nutrientes, mais compactado e com redução na capacidade de infiltração da água, resultando no seu empobrecimento e na diminuição de sua a produtividade.

A alternativa sustentável indicada para o preparo do solo conta com distribuição de palha ou material orgânico triturado na terra para aumentar sua fertilidade, o reflorestamento das matas e margens dos rios e córregos, para evitar o assoreamento e a erosão nos períodos de entressafra, além do rodízio de culturas que colaboram para o enriquecimento da terra.

Para Paulo Milton Paes de Araújo, gerente de gestão de ativos eólicos de Alto Sertão II, a prevenção pode ser feita por todos da comunidade, com iniciativas simples. “Evitar deixar garrafas e cacos de vidros espalhados pelo terreno, que podem se tornar foco de incêndios; não soltar balões, o que é um crime ambiental; não jogar restos de cigarros acesos no solo; nunca deixar uma fogueira acesa e apagar qualquer foco de incêndio antes que se espalhe”, comenta Paulo Milton.

Além do perigo para o entorno e prejuízo ao meio ambiente, realizar queimadas sem autorização é crime ambiental, que pode resultar em multas, serviços comunitários, proibições e até na prisão dos infratores. Para mais informações ou denúncias, basta ligar para a Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. No portfólio, com capacidade instalada total de 3,3 MW, estão 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, que alcançam 2,6 MW de capacidade, o Complexo Eólico Alto Sertão II, com capacidade instalada de 386 MW, na Bahia, e, os recém inaugurados Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, que somam aproximadamente 300 MW de capacidade.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do setor no país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA
Atualizado às 19h58
28°
Poucas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 17°
28°

Sensação

6 km/h

Vento

39%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANÚNCIOS DIVERSOS
ANUNCIE AQUI
Últimas notícias
SYMON TATTOO
Mais lidas
RESTAURANTE DA CÁSSIA
Anúncio