Segunda, 25 de Outubro de 2021
33°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Local VACINAÇÃO

Campanha de vacinação antirrábica chega à sede de Guanambi neste final de semana

A vacina tem validade de um ano e é essencial para prevenir a raiva.

22/09/2021 às 12h17
Por: Redação Fonte: Ascom PMG
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guanambi, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, inicia neste final de semana, na sede do município, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva.  

Entre 31 de agosto e 24 de setembro, a campanha de vacinação foi destinada apenas à zona rural, para então ser divulgado o cronograma da sede. A vacina tem validade de um ano e é essencial para prevenir a raiva. 

Confira o cronograma: 

25 de setembro (sábado) - Das 08h às 16h: 

PSF Beija-Flor

PSF Alto Caiçara 

PSF Brasília

PSF Paraíso 

PSF Monte Pascoal 

PSF Alvorada

PSF Lagoinha

PSF Vomitamel  

02 de outubro (sábado) - Das 08h às 12h: 

PSF BNH 

PSF São Sebastião

PSF São Francisco 

Centro Industrial

PSF Santo Antônio 

Praça do Feijão

Santa Catarina

Residencial Monte Azul

Residencial dos Pássaros  

02 de outubro (sábado) - Das 14h às 17h 

PSF Ipiranga

PSF Vila Nova

Polimeg 

1º Centro

Novo Horizonte

Belo Horizonte 

Sítio Vomitamel 

Residencial Massaranduba

Aroeira e Gurungas  

Raiva 

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. 

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos. 

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Em relação aos animais silvestres, há poucos estudos sobre o período de transmissibilidade, que pode variar de acordo com a espécie. 

Programa de vacinação 

O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva foi criado em 1973, com o intuito de controlar a raiva, por meio de ações voltadas aos animais domésticos (cães e gatos) e profilaxia das pessoas mordidas por mamíferos infectados pelo vírus rábico. Assim deu-se inicio a Campanha Nacional de vacinação contra raiva em cães e gatos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 16h54 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

Ter 28°C 21°C
Qua 28°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio