Segunda, 25 de Outubro de 2021
33°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Estadual REUNIÃO

Salvador sedia 5ª reunião do Colégio de Presidentes de Creas

Vice-governador João Leão apresentou o projeto da ponte Salvador/Itaparica

07/10/2021 às 12h16
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A participação do vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, e do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), marcou a abertura da 5ª Reunião do Colégio de Presidentes (CP) de Creas, realizada em Salvador (BA), na manhã de ontem (6/10). O evento com a participação de 150 pessoas é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) junto com o Conselho Federal (Confea).

Com as boas-vindas do anfitrião, o eng. agrim. Joseval Costa Carqueija, presidente do Crea-BA, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, abriu os trabalhos com a apresentação de João Leão sobre projetos, obras e investimentos feitos na Bahia nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, o que, segundo ele, “devem aumentar de R$ 52 bilhões para R$ 170 bilhões, a receita do estado em quatro anos”.

A concessão do Sistema Rodoviário Salvador-Ilha de Itaparica – uma ponte de cerca de 12 km – para a China Railway Bureau Group Corporation (CRCC20), os 205 parques eólicos, responsáveis por 29,5% da produção dessa energia no país, e os 137 em construção, foram alguns dos destaques da apresentação do vice-governador, que ressaltou ainda que o Estado liderou a criação de empregos no Nordeste com 81.449 postos de trabalho com carteira assinada nos sete primeiros meses de 2021.

O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, ressaltou o compromisso do Conselho em contribuir para fomentar a industrialização, principalmente no interior da Bahia. “O Estado tem capacidade para crescer e estar à frente dos estados do Nordeste. Precisamos unir forças para poder trazer o crescimento novamente a nossa Bahia”. Além disso, ele destacou que empreendimentos como a ponte devem ser conduzidos por profissionais habilitados e registrados no Conselho, “isso contribui para gerar emprego para os profissionais locais. O Crea precisa estar próximo dessas obras”, finalizou.

PL defende retomada de obras paralisadas

Gonzaga Patriota, por sua vez, chamou a atenção para o Projeto de Lei 2323/2021, de sua autoria, pedindo atenção dos deputados federais para participar com propostas de aperfeiçoamento do documento que dispõe sobre a retomada de convênios e demais termos jurídicos atinentes às obras públicas, que tenham sido iniciadas e estejam inconclusas até o final do exercício financeiro de 2018.

Ao se dirigir aos participantes da 5ª reunião do CP, o parlamentar chamou a atenção para o fato de que o PL “propõe a responsabilização do órgão público contratante, uma vez que uma das razões para a paralisação é a falta de recursos”. Para Gonzaga Patriota, obra parada significa “prejuízo para a empresa, para os governos em todos os níveis, e principalmente para a sociedade”.

O Colégio de Presidentes segue até a próxima sexta (08), discutindo os principais assuntos das engenharias, agronomia e geociências brasileira, com a presença dos presidentes de Creas de todo país, além da sua Caixa de Assistência (Mútua). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 16h54 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

Ter 28°C 21°C
Qua 28°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio