Quarta, 27 de Outubro de 2021
26°

Muitas nuvens

Guanambi - BA

Estadual PARCERIA

Parceria entre a Neoenergia Coelba e SEC leva ações socioeducativas e de eficiência energética para as escolas baianas

A iniciativa tem como objetivo consolidar o tema de eficiência por meio de projetos educacionais, abordando questões como o desperdício de energia elétrica; e atuando na formação técnica profissional, além do desenvolvimento do ideário de escolas e espaços educadores sustentáveis.

09/10/2021 às 07h03
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Neoenergia Coelba e  Secretaria da Educação do Estado (SEC) assinaram, nesta semana, um termo de cooperação técnica com o objetivo de potencializar ações socioeducativas nas escolas baianas. A parceria busca contribuir para que os estudantes e a comunidade escolar compreendam a energia elétrica como um bem coletivo, incentivando a mudança de hábitos que reflitam no seu uso racional e eficiente, impactando na redução do consumo e na preservação dos recursos naturais.  

A iniciativa tem como objetivo consolidar o tema de eficiência por meio de  projetos educacionais, abordando questões como o desperdício de energia elétrica; e atuando na formação técnica profissional, além do desenvolvimento do ideário de escolas e espaços educadores sustentáveis. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria que busca ampliar a aprendizagem dos estudantes. "Como parte desta construção de um currículo escolar mais dinâmico, que passa pela iniciativa do governo do Estado em ampliar o número de escolas de Tempo Integral na rede estadual, buscamos trazer um tema fundamental neste momento. Queremos estimular o estudante a pensar sobre a eficiência energética como um cidadão consciente e uma área de atuação profissional. Por isso, o desenvolvimento de ações com a Neoenergia Coelba, que possui know-how com o tema, vai trazer uma qualificação ainda maior nas escolas".

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini, também falou sobre os desdobramentos desta parceria. "Temos um conjunto de iniciativas com potencial enorme relacionado à preservação da natureza e à redução das desigualdades sociais, incluindo educação no uso eficiente e seguro de energia para alunos; formação de professores; ações estruturais em prédios com troca de lâmpadas nas escolas e a instalação de sistemas solares fotovoltaicos; formação profissional para eletricistas; e formação para pessoas com deficiência.

As atividades serão desenvolvidas em sete projetos: "Festival tô ligado na energia" - ação no formato de gincana, voltada para o público adolescente, que será uma oportunidade de falar com os jovens e também escutá-los, através de produções artísticas variadas; "Aulas de energia" - visita a espaços educativos para aulas lúdicas, interativas e criativas; "Formação para professores" - formar educadores para integrar o conteúdo de eficiência energética ao currículo escolar, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); "Energia com cidadania" - voltada aos estudantes e comunidade escolar, com palestras sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e troca de lâmpadas nas escolas e residências; "Energia solar fotovoltaica" - instalação nas escolas de sistemas solares fotovoltaicos que convertem a irradiação solar em energia elétrica; "Escola de eletricistas" - projeto de qualificação profissional gratuito para homens e mulheres; e "Escola para PCD" - projeto gratuito que visa o desenvolvimento de pessoas (homens e mulheres) com deficiência para o mercado de trabalho, proporcionando uma educação de qualidade e inclusiva.

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 22h48 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 17°C
Sáb 26°C 17°C
Dom 26°C 19°C
Seg 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio