BH MÓVEIS
SESSÃO ESPECIAL

Codevasf é homenageada pelos seus 45 anos em sessão especial do Senado

A homenagem foi requerida por um grupo de senadores.

30/08/2019 07h09
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Foto: Cássio Moreira / Codevasf
Foto: Cássio Moreira / Codevasf

O Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (29), uma sessão especial em comemoração aos 45 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A homenagem foi requerida por um grupo de senadores. O evento contou com a presença do diretor-presidente da empresa, Marcelo Andrade Moreira Pinto. Na oportunidade, foi montada, no Salão Branco do Congresso Nacional, a II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional com o objetivo de apresentar, aos parlamentares e ao público em geral, o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento por meio de implantação de projetos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

Na abertura dos trabalhos, o senador Roberto Rocha, presidente da sessão e um dos seus requerentes, enalteceu o papel histórico da Companhia, justificando a homenagem. “O Senado da República está reunido nesta manhã para celebrar os 45 anos de atuação da Codevasf, não tanto pela idade da companhia, mas, sim, pela sua capacidade regenerativa, sua habilidade de crescer sem perder a natureza e os ideais com que foi criada”, afirmou Rocha. Ele destacou a empresa “como um braço do Governo Federal nas regiões onde atua, um braço autônomo, que consegue, independentemente do Governo do Estado ou dos governos municipais, fazer política pública entregando resultados”.

Na sequência, os senadores presentes no plenário subiram à tribuna para corroborar o discurso do presidente da sessão. Usaram da palavra os senadores Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra (PE), Angelo Coronel (BA), Rogério Carvalho (SE), Elmano Férrer (PI) e Izalci Lucas (DF). O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Costa, também fez um pronunciamento em nome dos demais diretores da empresa.

Em seu discurso, Marcelo Andrade Moreira Pinto ressaltou o papel estratégico da empresa. “Por missão e vocação, a Codevasf busca, desde o início de sua trajetória, realizar tarefas desafiadoras. Entre elas, a mais nobre e abrangente é de oferecer estrutura e suporte para que homens e mulheres vivam plenamente em superação à adversidade climática nas regiões onde a companhia atua”.

As ações promovidas pela empresa ao longo da sua trajetória – nas áreas da agricultura irrigada, segurança hídrica, revitalização de bacias hidrográficas e desenvolvimento territorial – foram destacadas pelo presidente da empresa em seu pronunciamento. “O histórico de realizações da Companhia fez com que deputados e senadores de diferentes legislaturas dessem novas redações à lei de criação da empresa, confiando à instituição missão semelhante em outras bacias hidrográficas, reconhecendo, assim, o relevante trabalho que essa instituição vem executando”, ressaltou.

Ao final da sessão, os presentes puderam conferir o leque de ações da empresa na II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional, onde foram apresentados diversos produtos oriundos dos projetos públicos de irrigação administrados pela Companhia e de associações apoiadas pela empresa, como mel, artesanato, frutas e outros. No espaço, também foram expostos vinhos e sucos produzidos no Vale do São Francisco e uma exposição com painéis fotográficos com as principais ações da empresa.

Além dos senadores, participaram do evento dirigentes e técnicos da empresa, deputados federais, prefeitos, representantes de órgãos públicos e outras autoridades.

História

Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF). A empresa completou 45 anos no dia 16 de julho. Ao longo de sua trajetória, tem promovido ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas na sua área de atuação, que abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 1.641 municípios e 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris –, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA
Atualizado às 18h58
29°
Poucas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 17°
28°

Sensação

6 km/h

Vento

34%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANÚNCIOS DIVERSOS
ANUNCIE AQUI
Últimas notícias
SYMON TATTOO
Mais lidas
RESTAURANTE DA CÁSSIA
Anúncio