Sábado, 27 de Novembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Local CAMPANHA

Cada Gota Conta: Liga de Cardiologia da UniFG promove campanha de doação de sangue em Guanambi

O objetivo da Campanha é conscientizar e captar doadores em potencial a fim de melhorar o estoque de sangue da Unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Guanambi.

11/11/2021 às 07h19
Por: Redação Fonte: Ascom UniFG
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A baixa nos estoques de sangue em Unidades Hemoterápicas de todo o país devido à pandemia do Novo Coronavírus ainda é uma realidade. Foi pensando nisso que a Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica (LIACH) do Centro Universitário UniFG se mobilizou para realizar a sua primeira Campanha de Doação de Sangue em Guanambi, que acontece até esta sexta-feira, 12.  

O objetivo da Campanha é conscientizar e captar doadores em potencial a fim de melhorar o estoque de sangue da Unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Guanambi. Além disso, a Liga busca levar à população informações precisas sobre todo o processo de doação de sangue e o seu uso.  

A professora da UniFG e coordenadora da LIACH, cardiologista Thaísa Ribeiro, destaca a importância de cada doação de sangue, já que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. “Cada gota importa. A necessidade é diária e o sangue não se compra, não se vende e é fundamental para atender os pacientes de doenças hematológicas ou mesmo os que estão nos hospitais à espera de transfusão, por isso, estamos realizando essa campanha”, ressaltou. 

Dentre os principais requisitos para realizar a doação, a LIACH destaca que a pessoa precisa pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas duas horas. O doador ou doadora não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses ou realizado exames endoscópicos nos últimos seis. Ainda é importante que o voluntário tenha dormido pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação. 

Cumprindo os requisitos mencionados, basta que o doador se apresente na Hemoba, que fica localizada no Hospital Regional de Guanambi, portando um documento oficial com foto, em horário comercial, com exceção da sexta-feira, 12, dia em que esse atendimento só funcionará até meio dia.  

Após a doação, como precaução, a Liga orienta que a pessoa permaneça no local por pelo menos mais 15 minutos, não fume nas duas horas seguintes, não faça uso de bebidas alcoólicas, mantenha o curativo por no mínimo quatro horas e evite realizar esforço físico nas próximas 12 horas, preservando principalmente o braço por meio do qual fez a doação.  

Serviço   

O quê? I Campanha de Doação de Sangue da Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica da UniFG 

Quando? Até a quinta-feira, 11, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e na sexta-feira, dia 12, das 8h às 12h.  

Onde? Unidade da Hemoba, sediada no Hospital Regional de Guanambi, que fica localizado na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750, Bairro Paraíso. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

Dom 23°C 20°C
Seg 27°C 20°C
Ter 28°C 20°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio