Quarta, 19 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Local AÇÕES PREVENTIVAS

Grupo de Trabalho contra enchentes de Guanambi organiza logística e estrutura preventiva caso seja necessário acolher famílias

O Grupo de Trabalho é formado por todas as secretarias municipais, Comando do 17º BPM, representantes da Câmara de Vereadores, Bombeiros Militares, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Defesa Civil Municipal, engenheiros, entidades religiosas e demais que devem fazer parte nos próximos dias.

30/12/2021 às 08h27
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma ação preventiva e conjunta de diversos órgãos de Guanambi, um dia após a reunião de planejamento e alinhamento para tomada de providências, está sendo montada uma ampla estrutura de logística e acolhimento, caso seja necessário receber famílias, que por ventura tenham que deixar suas residências, principalmente nas partes mais baixas da cidade, em virtudes das fortes chuvas que caem nos últimos dias. “Estamos monitorando os modelos meteorológicos e existe previsão de mais chuvas para a cidade, diante disso, estamos antecipando providências, para que não sejamos pegos de surpresa”, afirma o prefeito Nilo Coelho.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho é formado por todas as secretarias municipais, Comando do 17º BPM, representantes da Câmara de Vereadores, Bombeiros Militares, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Defesa Civil Municipal, engenheiros, entidades religiosas e demais que devem fazer parte nos próximos dias.

Precaução e planejamento

Em menos de 24h, o grupo de trabalho já providenciou remanejar para escolas municipais, centenas de colchões que foram cedidos por entidades religiosas da cidade, além de estrutura para transporte. Em caso de necessidade, serão utilizadas as escolas municipais: José Neves Teixeira - Centro, Creche Eni Alves - Avenida Tiradentes, Creche Edite Maria – BNH e Escola João Farias Cotrim - Avenida Tiradentes. “A população pode se acalmar, este é um trabalho preventivo e de planejamento”, afirma o secretário de Infraestrutura, Michel Macêdo.

Monitoramento de barragens

Profissionais do INEMA estão monitorando e vistoriando as condições das barragens da zona rural e atualizando a situação para os membros do GT. As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e o vice-prefeito Nal monitoram junto com o Codevasf, os níveis das barragens de Ceraíma e Poço do Magro, assim como as vias de acesso das regiões da zona rural.

Defesa Civil Municipal

Membros da Defesa Civil Municipal estão percorrendo toda a margem do riacho após o sangradouro da barragem de Ceraíma, alertando as famílias sobre os níveis de alerta, deixando contato telefônico, etc. Já foi realizado o trabalho topográfico das regiões que possam ser atingidas em caso das chuvas persistirem e todos serão avisados.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar

As duas instituições seguem em alerta e trabalhando em diálogo direto com as autoridades, prontos para agir, quando acionados.

Telefone para Emergências

A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou o número: (77) 9 9982-9438 (Vivo WhatsApp) para a população em caso de emergências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 07h32 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

Qui 27°C 15°C
Sex 25°C 15°C
Sáb 26°C 16°C
Dom 26°C 16°C
Seg 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio