Quarta, 19 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Guanambi - BA

Local REUNIÃO

Especialista da Codevasf reafirma segurança e estabilidade da barragem de Ceraíma durante reunião com Grupo de Trabalho

O hidrólogo Sérgio Farias garantiu que neste momento não há o risco de a barragem de Ceraíma romper e causar grande impacto de destruição na cidade. O que poderá acontecer, após cerca de 30 a 40 mm de chuvas, é a água da barragem verter lateralmente, ou seja, sangrar.

06/01/2022 às 22h02
Por: Redação Fonte: Ascom PMG
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O que aconteceu há 30 anos em Guanambi, tem sido atualmente a preocupação de muitos moradores da cidade de Guanambi: o sangramento da Barragem de Ceraíma. Pensando nisso, o Grupo de Trabalho Contra Enchentes do município reuniu-se nesta manhã de quinta-feira (06), com representantes da Codevasf para tratar do assunto. Estiveram presentes Sérgio Farias, hidrólogo e coordenador de segurança de barragens da Codevasf; Hudson Caldeira, chefe do escritório local; e membros do GT, formado por secretários e representantes das secretarias municipais, representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Sem risco de rompimento

O hidrólogo Sérgio Farias garantiu que neste momento não há o risco de a barragem de Ceraíma romper e causar grande impacto de destruição na cidade. O que poderá acontecer, após cerca de 30 a 40 mm de chuvas, é a água da barragem verter lateralmente, ou seja, sangrar.

De acordo com o coordenador de segurança de barragens da Codevasf, isso é um fenômeno natural que pode acontecer a qualquer momento, mas que diferente de um rompimento, a água não desce com força de destruição. Ainda assim, é necessário que moradores de áreas baixas por onde passará o percurso das águas fiquem atentos, pois as consequências desse sangramento acontecerão de acordo com a quantidade de chuvas que caírem na cidade e região com relação direta às águas que entram na Barragem.

Prevenção

Como caráter preventivo, a Prefeitura de Guanambi por meio da Secretaria de Infraestrutura já deixou à disposição dos moradores das áreas em alerta, caminhões e equipes para realização de mudanças. Em caso extremo que resulte em famílias deixarem seus lares, essas não ficarão desabrigadas, pois escolas municipais também já estão prontas e equipadas para recebê-las e dar todo suporte necessário, além de carros e ônibus já estarem de prontidão para transporte de possíveis desabrigados.

Monitoramento de barragens

Profissionais do INEMA estão monitorando e vistoriando as condições das barragens da zona rural e atualizando a situação para os membros do GT. As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e o vice-prefeito Nal monitoram junto com o Codevasf, os níveis das barragens de Ceraíma e Poço do Magro, assim como as vias de acesso das regiões da zona rural.

Defesa Civil Municipal

Membros da Defesa Civil Municipal estão percorrendo toda a margem do riacho após o sangradouro da barragem de Ceraíma, onde juntamente com servidores da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde estão alertando as famílias sobre os níveis de alerta e deixando contatos telefônicos para casos de urgência. Já foi realizado o trabalho topográfico das regiões que possam ser atingidas em caso das chuvas persistirem e todos serão avisados.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar

As duas instituições seguem em alerta e trabalhando em diálogo direto com as autoridades, prontos para agir, quando acionados.

Contato para Emergência

A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou o número: (77) 9 9982-9438 (Vivo - WhatsApp) para a população em áreas de risco. A Prefeitura de Guanambi tranquiliza a população por meio de seus canais oficiais e informa que todo um plano de ação para um possível sangramento da barragem já foi montado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guanambi - BA Atualizado às 08h33 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

Qui 27°C 15°C
Sex 25°C 15°C
Sáb 26°C 16°C
Dom 26°C 16°C
Seg 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio