Dando início às ações voltadas ao Mês da Consciência Negra, o Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, promove nesta quarta-feira (09), a partir das 8h, a oficina “Abayomi” - (Re) Descobrindo a identidade de meninas e meninos negros”.
A atividade acontece na Sala 30 da UniFG - Campus São Sebastião, na cidade de Guanambi. Os interessados em participar podem se inscrever on-line, através do site https://bityli.com/nKmTnJho.
O objetivo principal do evento é apresentar estratégias práticas para o acolhimento de crianças e adolescentes negros em negação de sua identidade étnica. Além disso, busca conhecer os impactos do racismo sobre a saúde e bem estar dessa população, entender o papel dos profissionais de Psicologia e Nutrição no atendimento a tais demandas e refletir sobre a necessidade de uma formação e práticas antirracistas no ensino superior.
Todas essas abordagens propostas pela oficina serão comandadas pelas seguintes especialistas: nutricionista, professora do curso de Nutrição da UniFG e especialista em Comportamento Alimentar, Gabriela Vilasboas; professora e psicóloga atuante no Atendimento Psicopedagógico e Inclusão da UniFG (NAPI), Marlúcia Malheiros; e psicóloga com ênfase na abordagem Cognitivo Comportamental e especialista em Neuropsicologia, Aline Paulino Teixeira. Durante a programação, o público presente contará com momentos para intervenções e fazer perguntas.
08h - Abertura com o NAPI UniFG (Prof.ª Marlúcia Malheiros);
08h20 - O impacto do racismo na valorização do corpo de meninas e meninos negros (Prof.ª Gabriela Vilasboas);
08h40 - Manejo antirracista na clínica: Um olhar para a construção da negritude. (Psicóloga Aline Paulino);
09h - Prática profissional antirracista e o acolhimento às demandas da população negra (Prof.ª Marlúcia Malheiros, prof.ª Gabriela Vilasboas e psicóloga Aline Paulino);
09h40 - Ferramentas antirracistas para a valorização do corpo de meninas e meninos negros;
10h40 - Discussão final;
11h - Encerramento.
Completando 20 anos de história em 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão dos seus mais de 30 cursos de graduação, além dos programas de suas especializações e do Mestrado em Direito, o primeiro do Norte e Nordeste do Brasil. Dono de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Em 2020, a UniFG começou uma parceria com a Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, a fim de dar seguimento ao seu projeto de oferecer formação de qualidade em Guanambi e todo semiárido nordestino. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região.
Em comemoração às duas décadas de funcionamento, a UniFG está com uma série de ações até o final deste ano. A primeira delas foi o lançamento do podcast Falou, Shippou, que conta histórias de alunos, ex-alunos e colaboradores que tiveram suas vidas transformadas pela educação. A temporada de estreia tem cinco episódios e está disponível nas plataformas do Spotify e YouTube.
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.