E-mail

tpopular@hotmail.com

WhatsApp

77 99962-1243

SOLLAR COMPANY
CONSULTÓRIO DR. ROBÉRIO
PREVENÇÃO

Câmara de Guanambi promove palestra sobre o incentivo a prevenção ao câncer de mama

Durante a palestra, foi explicado aos presentes como o câncer se desenvolve e que exames podem detectá-lo ainda no início.

22/10/2019 13h11
Por: Redação
Fonte: Ascom Câmara Gbi

A campanha de prevenção ao câncer de mama, ganha ênfase no mês de outubro sendo esse mês adjetivado de “outubro rosa.” Esse movimento na prevenção e tratamento do câncer se tornou mundial. Em Guanambi, a Câmara de Municipal promoveu nesta segunda-feira (21), no momento da Tribuna Livre uma palestra para alertar as mulheres sobre a doença, o tipo de tumor mais comum entre o público feminino pela Mastologista a Drª. Marina Cambuí.

Durante a palestra, foi explicado aos presentes como o câncer se desenvolve e que exames podem detectá-lo ainda no início. A palestrante abordou ainda a questão que a idade (50-69 anos) é o principal fator de risco para o câncer, junto com dieta inadequada e sedentarismo.

Em seus discursos os vereadores destacaram a importância do Outubro Rosa e reafirmaram a parceria em eventos como este, que tratam do assunto de fundamental importância para a saúde das mulheres, já que essa é uma oportunidade da população feminina saber um pouco mais sobre um assunto importante para suas vidas, pois o paciente bem informado é o que tem mais chance de ser bem tratado.

Nesta Sessão Ordinária os vereadores e funcionários usaram o laço cor de rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa. Quem participou da sessão também ganhou um laço rosa.

CÂNCER DE MAMA.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

COMO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA.

Para se fazer a observação em frente ao espelho deve-se retirar toda a roupa e observar:

Observar com os braços caídos;

Depois, levantar os braços e observar as mamas;

Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários