O deputado federal Charles Fernandes (PSD) está articulando junto ao ministério da Educação a implantação de um campus da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) em Guanambi.
A reitoria da instituição pública de ensino já encaminhou ao MEC o protocolo com projeto pedagógico, documento de pactuação, demonstrando a viabilidade técnica, pedagógica e financeira para que o campos se instale em Guanambi, oferecendo o curso gratuito de medicina, e posteriormente Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, bacharelado tecnológico da Informação e já existe protocolado no MEC, o documento de pactuação.
Após entendimentos com o ex-reitor da UNIVASF, o guanambiense, professor e médico Dr. Paulo Fagundes, o parlamentar foi recebido em audiência, pelo ministro da Educação Camilo Santana, onde levou a demanda.
De acordo com o parlamentar, o ministro foi receptivo e já determinou com a comissão de técnicos do ministério se reúna com a reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira e a equipe da universidade para iniciar os estudos necessários.
O deputado afirma ainda que já conta com o apoio dos senadores Jaques Wagner, Otto Alencar e Ângelo Coronel.
"Muito feliz por iniciar esses entendimentos com apoio dos nossos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner. Parabenizo a reitora da UFERSA Ludimilla Oliveira pelo empenho e interesse, e a articulação do ex-reitor da UNIVASF, o guanambiense Dr. Paulo Fagundes, para trazer esse benefício em sua terra natal", frisa o parlamentar.