Pela 15ª vez, o vice-líder do Governo no Congresso, o deputado federal do PCdoB/BA Daniel Almeida aparece na lista anual dos 100 parlamentares mais “Cabeças” do Congresso Nacional. O documento, divulgado nesta sexta-feira (29), é feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e revela os deputados e senadores mais atuantes do Brasil em 2023.
Na categoria de melhores articuladores, Daniel Almeida agradeceu o reconhecimento e também comentou a indicação. “Fico muito feliz em estar entre os "100 cabeças" na lista do Diap, que elege os parlamentares mais influentes do Congresso. Um reconhecimento pelo trabalho em defesa dos trabalhadores e da justiça social”, contou.
De acordo com o Diap, os articuladores têm excelente trânsito nas diversas correntes políticas, com facilidade de interpretar o pensamento da maioria, credenciando-os a ordenar e criar as condições para o consenso. E ainda, encarregam-se de difundir ideias e somar apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem.
Para Almeida a luta contra os retrocessos, o compromisso com a democracia e soberania nacional são fundamentais. “A jornada no Congresso é de muito trabalho, principalmente depois de quatro anos tão difíceis. Sigo na caminhada comprometido pela garantia dos direitos do povo e com responsabilidade para ajudar na missão de reconstrução do nosso país”, falou.
Segundo o Diap, os “Cabeças” do Congresso Nacional são os parlamentares que têm destaque em sua atuação, como: atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo em debates, votações, articulações e negociações, entre outros fatores. São os parlamentares que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.