No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 22 aves silvestres, em trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os flagrantes aconteceram nesta terça-feira (06) , em frente a unidade operacional da PRF.
Ao abordarem três ônibus de turismo que seguiam a vários destinos do País, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e após vistoriarem os veículos, encontraram as aves silvestres aprisionadas e em situação de maus-tratos. Entre as espécies resgatadas estão coleirinho e trinca-ferro.
Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local (CETAS), onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.
Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.
Mín. 20° Máx. 24°