Aproximadamente mil pessoas foram beneficiadas pela Campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente da RHI Magnesita em Brumado (BA), que ocorreu neste mês. Estudantes de escolas estaduais e particulares, membros da secretaria de meio ambiente, comunidades locais, instituições de ensino técnico e colaboradores participaram das atividades de conscientização ambiental.
Com o tema “Cuidar do meio ambiente é dar fôlego à vida”, a campanha realizou palestras, dinâmicas educativas, jornada gamificada de sustentabilidade, trilha ecológica e plantio, visita à Mina e café no viveiro de mudas.
O gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita na América do Sul, Carlos Eduardo Rodrigues, enfatiza que a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável são compromissos fundamentais para a empresa. "Para construirmos uma sociedade ecologicamente sustentável, é essencial elevar a conscientização e o engajamento social. Acreditamos que, juntos, podemos gerar mudanças significativas para o meio ambiente", afirma Rodrigues.
Diversos alunos de Santaluz (BA) e Brumado (BA) participaram de palestras e atividades interativas abordando a degradação ambiental, os impactos das mudanças climáticas, a contaminação do solo, a recuperação de áreas degradadas, entre outros tópicos importantes.
Os estudantes e membros da comunidade visitaram o viveiro de mudas da RHI Magnesita, o primeiro da empresa na América do Sul, que agora conta com três viveiros. Durante a visita, eles aprenderam sobre o processo de produção de mudas e tiveram a oportunidade de plantá-las ao longo da trilha ecológica da unidade.
Para os colaboradores, além de palestras e dinâmicas, a empresa ofereceu uma plataforma gamificada desenvolvida especialmente para a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma trilha educativa destinada a aumentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
O projeto social da RHI Magnesita – o “Costurando Amor”, foi um show à parte nesta campanha. Cerca de 4 mil ecobags foram adquiridas pela área de Meio Ambiente da RHI Magnesita e distribuídas para os participantes. Além de proporcionar um retorno financeiro direto para as costureiras cadastradas no projeto, as ecobags contribuem para o meio ambiente.
Sendo reutilizáveis, elas diminuem a necessidade de sacolas plásticas descartáveis, incentivando a sustentabilidade. Também são mais duráveis que sacolas plásticas, permitindo seu uso repetido, o que gera economia, eliminando a necessidade de comprar sacolas plásticas a cada compra.
As ecobags refletem um compromisso com a consciência ambiental, reduzindo o lixo plástico. Produzidas com amor, essas ecobags são únicas e especiais, feitas por mulheres em vulnerabilidade social das comunidades anfitriãs da RHI Magnesita, como Brumado (BA) e Contagem (MG).
O crescimento sustentável é um pilar da estratégia global da RHI Magnesita até 2025. Como signatária do Pacto Global, a empresa está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A companhia investe continuamente em iniciativas que abrangem desde o reflorestamento até a reciclagem de seus resíduos refratários.
A empresa possui três viveiros de mudas na América do Sul, em Brumado (BA), Onça do Pitangui (MG) e Coronel Fabriciano (MG). O quarto viveiro da companhia será inaugurado no 2º semestre deste ano, em Uberaba (MG).
A reciclagem de refratários realizada pela RHI Magnesita contribui diretamente para a redução de CO2 emitido em suas operações. Em 2023, a empresa coletou cerca de 30 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil, destinando-os ao reaproveitamento. O uso de minerais circulares resultou em quase 47 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas no meio ambiente.