O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nomeou, na manhã dessa terça-feira (18), o novo comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, o Tenente Coronel José Non Oliveira de Souza. Ele assumirá o cargo, antes ocupado pelo Ten. Coronel Hamilton Ferreira dos Santos, que deixa Guanambi pouco mais de um ano após sua nomeação e agora vai comandar o 16º BPM de Serrinha, no nordeste da Bahia.
José Non foi promovido ao atual posto no fim do mês de maio. Antes, enquanto Major, esteve a frente do comando da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Cipó, a 25ª CIPM, em Casa Nova, e a 74ª, em Juazeiro.
Natural da cidade de Antônio Gonçalves (BA), o novo Comandante se ingressou na Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em 1991. Sua trajetória policial, até então, é marcada por diversos projetos voltados para a Segurança Pública, sendo bacharel no curso, com especialização na Academia de PM e da Universidade Estadual da Bahia. Foi um dos criadores da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), onde permaneceu por 13 anos, até ser selecionado para integrar o grupo dos PM’s baianos que representaram a Corporação na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em 2014, ele foi promovido ao Posto de Major.
Anos depois, compôs a Coordenação Geral da Força Nacional de Policiamento, no Espírito Santo. Em seguida, foi nomeado como Chefe da Seção de Inteligência no Rio de Janeiro, além de compor a equipe de planejamento e execução dos XV Jogos Panamericanos de 2007 e dos III Parapan-americanos. Em 2016, foi contratado para o cargo de consultor de planejamento na área de segurança de instalações esportivas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.
Em 2022, ele foi indicado pelo Deputado Estadual Tum (PSC) para receber a Comenda 2 de Julho, uma homenagem que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concede às personalidades que se destacaram em seus trabalhos em prol do Estado.
Com as mudanças feitas pelo Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, e publicadas no DOE no último sábado (15), o atual comandante terá uma área de policiamento menor, já que 17º BPM deixou de atuar nos munícipios de Carinhanha, Malhada e Matina que, agora, passam a pertencer a 38ª CIPM, de Bom Jesus da Lapa.