A Prefeitura de Guanambi está realizando uma verdadeira revolução na saúde do nosso município. São quatro grandes obras sendo realizadas ao mesmo tempo, muitas delas, esperadas há mais de dez anos. São quase 28 milhões de investimentos sendo realizados e já programados.
Após dez anos de espera, está a ritmo acelerado, a obra para construção da sede própria do Hospital Municipal de Guanambi (HMG), que irá ampliar os atendimentos para a população, com investimentos de mais de 6 milhões de reais, com recursos do FINISA e de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida.
Em estágio avançado de obras, um sonho antigo para a população de Mutãs está se tornando realidade, com a construção da Unidade Mista de Saúde (UMS), que tem o perfil de atenção básica como UBS e atenção especializada, com pronto atendimento como UPA, e irá desafogar o atendimento da sede do município, com investimentos de mais de 5 milhões de reais, com recursos do FINISA.
Entrando já em fase de acabamento, um pedido antigo dos moradores do distrito de Morrinhos, a construção da nova unidade de saúde, porte 2, irá duplicar a capacidade de atendimento, com uma estrutura ampla e moderna, com investimentos na ordem de 1 milhão e duzentos mil reais com recursos próprios do município.
O Centro Cirúrgico do está sendo finalizado no Hospital Provisório e irá duplicar a capacidade de cirurgias eletivas na rede própria, e contou com investimentos de emenda parlamentar de 1 milhão e duzentos mil reais do deputado estadual Felipe Duarte.
Com projeto sendo finalizado, e maior parte dos recursos assegurados, está sendo planejado a construção da sede própria da Unidade de Saúde do Bairro Monte Azul, com indicação de emenda de 1 milhão de reais do deputado estadual Felipe Duarte, que cobrirá 8 bairros da região, e será o primeiro porte 3 do município. Também em fase final de projeto, a construção da Unidade de Saúde porte 2 do Bairro Belo Horizonte, com recursos previsto de R$ 2,2 milhões de reais via Novo PAC, do Governo Federal.
Em um audacioso projeto, a Prefeitura de Guanambi, junto com a secretaria municipal de saúde em parceria com o Governo Federal, está planejando já para julho, o início do maior mutirão de exames, procedimentos e cirurgias eletivas de sua história, com investimentos de R$ 12 milhões de reais, em parceria com o Governo Federal.