Nesta sexta 28/6, o historiador e ambientalista José Carlos Latinha entregou ao Prefeito de Guanambi Nal Azevedo o projeto de criação da 14ª Zona de Turismo da Bahia “Caminhos da Caatinga”. O Encontro ocorreu no gabinete municipal. Na oportunidade, o gestor assinou o abaixo-assinado em defesa do movimento e manifestou total apoio a luta pela criação da nova zona turística da Bahia.
O projeto de criação da nova zona turística da Bahia vem ganhando adesões importantes das forças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais, através da realização de um abaixo-assinado que reivindica da SETUR – Secretaria Estadual de Turismo a implantação de uma nova alternativa econômica, cultural e social para os territórios Sertão Produtivo e Velho Chico.
O ambientalista fez um relato sobre o potencial de turismo de Guanambi e da região, que envolve nascentes, cachoeiras, rios, serras, barragens, trilhas radicais, casarões, circuitos arqueológicos, reservas florestais, fauna e flora, culinária tradicional, festas populares e tradicionais, religiosidade, patrimônios e monumentos históricos, turismo religioso, turismo rural, turismo de aventura, economia solidária, agricultura familiar, agricultura agroecológica, comunidades tradicionais e quilombolas, artesanatos, cavalgadas, vaquejadas, exposições agropecuárias, histórias e memórias dos municípios, balneários, museus, áreas históricas e naturais, voo livre, cultura popular, reisados, entre outros atrativos de grande relevância.
O objetivo é mobilizar a sociedade regional e realizar uma audiência com o Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacellar, visando entregar o abaixo-assinado e concretizar o sonho de implantação do ecoturismo na região.
Mín. 22° Máx. 34°