Entre os dias 09 e 13 de setembro, a cidade de Belém do Pará foi sede do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/as (Copene), evento organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (APBN). O tema desta edição foi “A dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade”.
O Congresso tornou-se, na atualidade, um dos maiores eventos acadêmico-científicos brasileiros e latino-americanos que congrega pesquisadores/as negros/as em face da produção e difusão de pesquisas científicas e estudos em diferentes áreas de conhecimento, particularmente voltadas à realidade da população negra no Brasil e no contexto da diáspora negra.
O Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, marcou presença no evento por meio das apresentações de trabalhos nas Sessões Temáticas. Na ocasião, foram compartilhadas as experiências do projeto de extensão “Culinária afro diaspórica como estratégia de segurança alimentar e nutricional da população negra”, de autoria da professora da UniFG BA/ Ânima Plurais, pesquisadora e nutricionista Gabriela Vilasboas; e da atividade de extensão “A arte como expressão das potencialidades negras”, também de responsabilidade da profa. Gabriela Vilasboas, juntamente com a professora Bárbara Pina (UAM) e a psicóloga Aline Paulino.
A pesquisadora Gabriela Vilasboas participou também da condução da mesa redonda intitulada “Pluralidade e Diversidade em Instituições de Ensino Superior: desafios e oportunidades”, ao lado dos professores do Ânima Plurais, projeto que promove diversidade e inclusão em todas as instituições de ensino do grupo, Anna Léa Barreto (IBMR) e Cláudio Soares (FADERGS); e da professora Jan Goes (UAM).
“O evento foi uma grande oportunidade de aquilombamento, a partir do compartilhamento de experiências no campo das instituições privadas de ensino superior com as instituições de ensino superior públicas, fortalecer redes e construir parcerias para ações em prol da efetiva diversidade e inclusão no Ecossistema Ânima”, destacou a profa. Gabriela Vilasboas.
A caravana da Ânima contou, ainda, com a presença dos professores Jean Carlos (São Judas) e Beatriz Costa (IBMR), que fazem parte do Lab HUB, área do ecossistema que visa incentivar a cultura de inovação aberta.
Mín. 21° Máx. 36°