Os servidores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, a partir desta segunda-feira (14/10), poderão requerer benefícios previstos na legislação, que eventualmente julguem de direito, utilizando uma ferramenta disponível no Portal do Servidor, que pode ser acessado pelo site da instituição. O mecanismo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas e da Superintendência de Planejamento e Gestão, com o objetivo de desburocratizar – e assim garantir agilidade – e dar maior segurança a todo o procedimento.
A novidade faz parte do processo de modernização de todos os setores do TCM, com a utilização de novas tecnologias, equipamentos eletrônicos e adoção de metodologias inovadoras na gestão. A meta, segundo o chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Augusto Freire Bastos, é otimizar todos os procedimentos administrativos, com ganho de produtividade, para fortalecer o TCM no cumprimento de sua missão.
A nova ferramenta foi apresentada na manhã desta segunda-feira ao Superintendente de Planejamento e Gestão, José Francisco de Carvalho Neto e ao diretor de Planejamento e Gestão de Pessoas, Kléber Nogueira de Moraes, pelo diretor de Tecnologia de Informação, José Roberto Alvarez e Augusto Bastos, da DGEP. O superintendente José Francisco Neto parabenizou a equipe pelo trabalho realizado, mas observou que o propósito é avançar ainda mais na modernização da administração, com incorporação de novas ferramentas tecnológicas, informatização de processos, planejamento estratégico e inovações na gestão.
José Roberto Alvarez, da DTI – que orientou os trabalhos de desenvolvimento da nova ferramenta, a cargo do servidor Lourival Nascimento – enfatizou que para facilitar o requerimento de eventuais vantagens e agilizar o processo, o sistema que foi criado é de fácil utilização e exige dos servidores interessados tempo mínimo para o seu preenchimento.
Para isto, basta acessar, no site do TCM, o Portal do Servidor e localizar na guia a coluna “Formulários”, e nela a opção “Solicitar Benefício”. E então escolher o objeto desejado do requerimento. Caso não esteja no menu, selecionar “Outros” e descrever o objeto no campo de observações. Este espaço pode ser utilizado também para fornecer mais detalhes sobre a solicitação.
Alguns benefícios exigem documentação específica, que pode ser anexada no processo administrativo eletrônico. Para saber quais documentos são necessários, basta clicar no botão “Lista de Documentos”. E para enviar a documentação basta clicar em “escolher arquivos” (que devem estar sempre no formato PDF) e despachar.
Para melhor orientar os servidores sobre o passo a passo da solicitação de benefícios um vídeo tutorial que pode ser acessado clicando aqui.
Caso persista alguma dúvida, é só entrar em contato com a DGEP pelo telefone 3118-1059.