Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (4), os vereadores de Guanambi destacaram preocupações urgentes sobre o trânsito na cidade, especialmente devido ao crescente número de acidentes, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Alguns desses acidentes resultaram em vítimas fatais, o que motivou um debate sobre a necessidade de medidas corretivas para melhorar a segurança viária.
Os parlamentares discutiram a importância de uma educação mais forte no trânsito e uma fiscalização mais rigorosa para motoristas que conduzem veículos sem habilitação. A proposta inclui campanhas educativas, reforço na fiscalização, além de uma reestruturação em pontos críticos das vias municipais, visando minimizar os acidentes.
Outro ponto discutido foi a situação do LACEN de Morrinhos, que atualmente está temporariamente sem atendimento, pois a nova equipe passa por um treinamento específico para melhorar a qualidade no atendimento à população.
Além disso, os vereadores cobraram ações do gestor municipal para atender demandas de infraestrutura. Entre os pedidos, está a pavimentação asfáltica em ruas da cidade e no Lajedo da Tabua dos Alves, bem como celeridade na revitalização da área conhecida como “Lajedo Novo”.
Além das sete Indicações, foi aprovado o Projeto de Lei nº 28/2024, de autoria do Executivo, que institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal de Créditos da Fazenda Municipal. A adesão ao parcelamento oferecido por esse programa poderá ser realizada até 30 de novembro de 2024, com possibilidade de prorrogação por decreto do Prefeito.