No último dia 07 de novembro, os pesquisadores e professores do curso de Odontologia da UniFG, Karla Dias e Diego Dias, foram recebidos na Harvard School of Dental Medicine – Faculdade de Odontologia da Universidade Harvard, para uma visita especial. A instituição fica localizada em Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts.
Na oportunidade, os docentes foram apresentados aos mais modernos recursos tecnológicos aplicados ao ensino odontológico e aos laboratórios de pesquisa de Harvard, que são referência para a saúde global.
Além de conhecerem a estrutura e método de ensino da faculdade, os pesquisadores compartilharam os resultados da pesquisa “Educação Interprofissional no Brasil e nos EUA: contribuições ao ensino odontológico” e firmaram parceria para colaboração e publicação. São também autoras do trabalho as pesquisadoras Jamille Roriz, Luana Lima e Marianne Silveira, discentes do curso de Odontologia da UniFG; e a egressa Natália Dias. A pesquisa tem sido desenvolvida por meio do Programa Ânima de Iniciação Científica, o Pró-Ciência.
A visita aos EUA foi finalizada com a presença dos professores em um Congresso na Universidade de Columbia, em Nova York, no dia 08 de novembro. De acordo com a professora Karla Dias, a participação no curso com a temática “Orofacial and Toothache Pain Beyond the Dental Pulp”, ministrado pelo Dr. Donald Tanenbaum, presidente da Academia Americana de Dor Orofacial e expoente na área, agregou ainda mais conhecimento e inovação a serem aplicados junto à graduação de Odontologia na UniFG.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos, apresentar os resultados da nossa pesquisa e trocar experiências e conhecimento em uma instituição renomada e reconhecida internacionalmente pelo trabalho que desenvolve na Odontologia. A visita a Harvard e o evento que participamos em Nova York reafirmaram ainda mais a importância da pesquisa, inovação e educação interprofissional, fatores muito valorizados em nossa graduação”, destaca a pesquisadora.
O curso de Odontologia do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, recebeu nota 5, conceito máximo no credenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação é feita com base em critérios como desempenho dos estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.