Na tarde deste 24 de novembro, a comunidade quilombola de Boi, em Pindaí, foi palco do IV Festival Quilombola, promovido pela Associação dos Trabalhadores Rurais Zumbi dos Palmares, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do Governo Federal – União e Reconstrução, do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da Prefeitura Municipal de Pindaí e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
O evento destacou a riqueza da cultura local por meio de apresentações culturais que trouxeram à tona a vivência e o cotidiano da comunidade. Reizados, cantigas de roda, manifestações de artesanato local, educação, agricultura familiar, inclusão social, esporte e manifestações religiosas foram algumas das atividades que marcaram o festival, transmitindo a força e a tradição da comunidade quilombola.
A programação contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo uma integração intergeracional e reforçando a identidade cultural. O festival foi mais do que um evento cultural: tornou-se um símbolo de valorização histórica e de união, fortalecendo o orgulho das raízes quilombolas da região.
"É um momento de celebração e reconhecimento do legado que essa comunidade representa para Pindaí e para a cultura brasileira como um todo," destacou a SEMEC.