O ano de 2024 foi marcado por números expressivos para o Programa Bahia. Estado Voluntário. A iniciativa, cujo objetivo central é fomentar a prática do voluntariado no estado, tendo o cidadão como protagonista, contabilizou mais de 23 mil voluntários e 60 mil oportunidades para fazer a diferença na vida de alguém. Neste ano, o número de voluntários cadastrados no programa através da plataforma online Bahia. Estado Voluntário é de 24 mil voluntários; mais de 2 mil projetos e ações cadastrados; 256 campanhas ativas e mais de um milhão de horas de atuação voluntária.
A plataforma é uma solução digital que proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil e governo para trocarem experiências, divulgarem suas ações e participarem de projetos sociais. As atividades são desenvolvidas a partir do cadastro das Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos e entidades governamentais, empresas públicas, privadas e voluntários, conectando quem precisa de ajuda com quem deseja atuar voluntariamente.
A coordenadora do programa, Kátia Camillo, reforça a relevância do programa para o desenvolvimento social e a cidadania. “O voluntariado é uma expressão de cidadania e um dever cívico que fortalece a coesão social. A Plataforma Bahia. Estado Voluntário desempenha um papel importante ao proporcionar às pessoas a oportunidade de se envolverem ativamente em projetos que não só transformam vidas, mas também, reforçam o compromisso com a construção de uma sociedade mais solidária e justa”, afirma.
Uma das iniciativas do programa é o Projeto Busca Ativa Solidária, realizado em parceria com a Rede SAC. Inicialmente era desenvolvida apenas no SAC Bela Vista, mas com a necessidade de expansão, tornou-se itinerante e abraçou também as unidades da Rede SAC Shopping Barra e Shopping da Bahia. Em 2024, 43 voluntários ao todo apresentaram o Programa Bahia. Estado Voluntário aos cidadãos que frequentaram as unidades SAC, além disso, orientaram ONGs sobre o uso da ferramenta para conectar pessoas a projetos sociais e campanhas para doações.
De acordo com o gerente do SAC Bela Vista, Juracy Costa Barreto, a diversidade de público e o grande número de pessoas que circulam diariamente no SAC impactam positivamente para a visibilidade das iniciativas de voluntariado. “Registramos uma rotatividade alta de público aqui. A estratégia de trazer o programa para mais perto das pessoas serve como estímulo à cultura de ajudar o próximo”, pontua.
A Interiorização do Voluntariado é outra frente importante do programa, disseminando a cultura do voluntariado para várias cidades do interior baiano. Com isso, a coordenadora apresenta o programa e a plataforma de voluntariado a ONGs, empresas públicas e privadas, representantes estaduais, municipais e demais pessoas que tenham interesse em voluntariado. Até o momento, a iniciativa já foi apresentada aos municípios de Ilhéus e Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Jequié e Lauro de Freitas. A estimativa é de que a Interiorização do Voluntariado chegue em 16 municípios baianos.
O Programa Bahia. Estado Voluntário é uma ferramenta de transformação social, que demonstra o quanto a solidariedade pode construir pontes e mudar vidas. Saiba mais sobre a iniciativa através desse link: www.estadovoluntario.ba.gov.br.