Quinta, 06 de Agosto de 2020 04:50
77 99962-1243
Regional PRODUÇÃO

Urandi: Grupo Sabores da Bahia comercializa frutas nativas da Caatinga

O grupo Sabores da Bahia é assessorado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, desde 2015, por meio do Cesol sertão Produtivo e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano

03/12/2019 19h13
Por: Redação Fonte: Ascom ISDB
Urandi: Grupo Sabores da Bahia comercializa frutas nativas da Caatinga

Os produtos Acroá, do grupo Sabores da Bahia, estão sempre presentes em feiras e eventos no nosso Estado e a marca já é bastante conhecida. Mas, você sabe, por exemplo o porquê do nome e os desafios que o pessoal de Urandi encontrou para fortalecer o empreendimento? Pois então, “senta que lá vem história”!

Seu Joaquim Aranha foi o fundador. Ele participou de um encontro estadual sobre agricultura familiar e economia solidária e sentiu-se na missão de envolver, motivar as famílias da localidade, oferecendo novas perspectivas à população. Buscou ajuda e foi orientado por especialistas a aproveitar as frutas nativas da Caatinga. 

Cerca de 8 famílias “embarcaram” na ideia, na época, em meados de 2007. Começaram com o umbu, produzindo polpas e doces. Mas, logo se depararam com o desafio de não ter dinheiro para investir. Fizeram bingos e rifas para comprar os materiais necessários, saíram pelo comércio, apresentando os produtos e correram atrás de apoio. 

Aos poucos, os auxílios começaram a chegar, principalmente por iniciativas do governo, e o grupo foi se consolidando. Hoje, são mais de 20 famílias envolvidas, trabalhando incansavelmente na unidade de beneficiamento que conquistaram. Fruto de muita esforço e dedicação! 

A produção, claro, aumentou! A expectativa é que, entre 2020/2021, 10 mil quilos de polpa sejam produzidos. E olha, a variedade também cresceu: Além das polpas e doces de umbu, têm geleias e bebidas de outros sabores: goiaba, maracujá do mato, tamarindo! É a força de vontade e criatividade de um povo que honra seus antepassados: os índios Acroás que ali moraram e tanto abençoaram aquelas terras. O nome é uma homenagem à eles!

O grupo Sabores da Bahia é assessorado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, desde 2015, por meio do Cesol sertão Produtivo e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano. Nosso desejo é que mais produtores se unam à cooperativa e que os produtos cheguem ainda mais longe, fortalecendo esse modelo de comercialização em equilíbrio com a natureza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio