Na manhã desta terça-feira, 28 de janeiro, foi realizada a I REAGRO - Reunião Agropecuária Municipal, um encontro crucial para a revisão e levantamento de dados com vistas à realização do Censo Agropecuário, previsto para 2026. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAPEMA), contou com a presença de representantes de diversos setores e autoridades do município.
Entre os participantes, estiveram presentes o Sr. Marcos Pereira, Técnico do IBGE – Setor Agropecuário, Robson Barbosa, Secretário Municipal da SAPEMA, Ernandes Costa, Diretor de Departamento da SAPEMA, Jairo Prado, Gerente dos Conselhos e Associações, e o vereador Cleone Menezes, representante da Câmara Municipal. Além deles, Presidentes de Associações e Técnicos da SAPEMA também marcaram presença, reforçando o caráter colaborativo da reunião.
O objetivo central do encontro foi discutir o processo de revisão e coleta de informações que serão fundamentais para o Censo Agropecuário de 2026. A iniciativa busca identificar as principais fraquezas e potencialidades do setor agropecuário local, com o intuito de aprimorar a produtividade e qualidade da produção agrícola e pecuária.
Durante o evento, ficou em evidência o desafio enfrentado por muitos produtores: o acesso limitado à informação. Este fator tem sido um obstáculo significativo para o desenvolvimento do setor, prejudicando a implementação de novas tecnologias e práticas que podem impulsionar a eficiência e os resultados da atividade agropecuária.
Com a realização do Censo, espera-se que os dados coletados proporcionem uma base sólida para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias que visem à superação das dificuldades e ao fortalecimento da agricultura e pecuária no município. A colaboração entre técnicos, produtores e autoridades é vista como um passo importante para construir um setor mais competitivo e sustentável.
A SAPEMA segue comprometida com o aprimoramento da gestão do setor agropecuário local, promovendo ações que contribuam para o crescimento e a melhoria contínua da produção rural.
Prefeitura de Iuiu. O trabalho continua!