A Secretaria de Educação de Guanambi segue ampliando as turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos – (EJA) no interior do município. Além de manter duas turmas ativas da EJA no Distrito de Morrinhos e uma na comunidade do Suruá, no Baixio, a pasta abriu mais duas extensões, uma da Escola Josefina Teixeira, na comunidade do Morro de Dentro, turma da EJA I seguimento I, II e III, previsto para iniciar no dia 11/03, e a segunda, da Escola Pedro Barros Prates, na Comunidade de Queimadas, na zona rural do Distrito de Mutãs.
Ambas comunidades, são certificadas como Renascentes de Quilombo, pela Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura, de Queimadas, no ano de 2015 e de Morro de Dentro, em 2020.
Com aulas previstas após o carnaval, na Comunidade de Queimadas, os estudos serão na sede da associação de mulheres. Neste final de semana, representando a secretária de Educação, Lajucy Donato, a diretora administrativa da Superintendência de Ensino e Apoio Pedagógico (SEAP), Ildete Costa, a pesquisadora doutoranda da Educação do Campo, professora Vilma Aurea, e a Superintendente da Secretaria de Educação, Eliene Márcia, participaram de uma reunião ampliada na sede da Associação Comunitária das Queimadas, ao lado do seu presidente Manoel Pimentel Marques, da Diretora da Escola Mun. Pedro Barros Prates, Neusa Benta, a vice-diretora Solange Teixeira e o coordenador pedagógico Ismael.
“A reunião reafirma o compromisso da prefeitura de Guanambi e a secretaria de educação, com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais”, frisou Eliene Márcia.