Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi foi palco de uma importante reunião para debater questões ambientais e estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável no município. O encontro contou com a presença do secretário Carlos Jackson Loló, do ex-vereador e ambientalista Latinha, dos representantes do setor jurídico da Prefeitura, Eunadson Donato e Alexandre Duarte, além do técnico da Secretaria, José Cláudio e Welligton Novaes, chefe de gabinete.
Durante a reunião, um dos principais temas abordados foi a Lei nº 462, de 20 de abril de 2011, que trata da criação do Parque Ecoturístico Poço do Magro. O objetivo da discussão foi reforçar a necessidade de implementação da legislação e definir estratégias para garantir a proteção ambiental da área, que possui um grande potencial turístico e ecológico para o município.
Outro ponto relevante do encontro foi a municipalização da Barragem do Poço do Magro. Os participantes debateram sobre os trâmites legais e administrativos necessários para que a gestão da barragem seja assumida pelo município, garantindo assim um melhor controle e planejamento do uso sustentável dos recursos hídricos da região.
O secretário Carlos Jackson Loló destacou a importância dessas ações para o futuro ambiental e econômico de Guanambi. “Precisamos avançar na efetivação dessas medidas para garantir a preservação ambiental e ao mesmo tempo fomentar o ecoturismo na região, criando oportunidades para a população e fortalecendo a gestão dos recursos naturais”, afirmou.
Os representantes do setor jurídico da Prefeitura, se comprometeram a avaliar as medidas legais para a municipalização da barragem – analisando o PACUERA (Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais de Água) é um documento exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para regulamentar o uso sustentável das áreas ao redor de reservatórios artificiais, abastecimento de água ou irrigação – e a viabilização do Parque Ecoturístico.