Nos dias 11 e 12 de março de 2005, Salvador sediou a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, com o tema "Emergências Climáticas: o Desafio da Transformação Ecológica".
O evento reuniu representantes de diversas regiões da Bahia, incluindo o sudoeste e os municipios do sertão produtivo. Guanambi esteve representado por técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do município, como José Cláudio Malheiros, Jorgiane Gomes e Emídio Júnior, além do presidente da ONG Prisma, Julio, e o representante do Consórcio Alto Sertão, Lailton Câmara. Também participaram secretários e agentes ambientais de Palmas de Monte Alto, Pindaí e Caetité, além da diretora da COTAEG, Luzia Santana, da Cooperativa de Trabalhadores de Reciclagem de Guanambi.
A conferência foi dividida em cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental. Ao longo dos debates, foram definidas propostas prioritárias que serão levadas para a etapa nacional, com uma delegação baiana composta por 60 representantes.
Além das discussões, a programação contou com eventos culturais, apresentações artísticas e manifestações populares, organizadas pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia), reforçando a importância da participação da sociedade na luta contra as mudanças climáticas.