O Ministério da Saúde (MS) lançou, na última terça-feira (18), o primeiro edital de 2025 para a adesão e a renovação da adesão de municípios e do Distrito Federal ao provimento de novos profissionais médicos para o Programa Mais Médicos (PMM). Foram abertas 2.279 vagas, sendo 218 destinadas à Bahia, ampliando a cobertura para 86% dos municípios baianos.
Atualmente, o estado conta com 1.619 profissionais do PMM, distribuídos em 345 cidades. Com o novo edital, esse número será ampliado para 1.837 profissionais, e 15 municípios que ainda não eram atendidos passarão a integrar o programa, garantindo assistência médica a um número maior de pessoas.
Os municípios baianos beneficiados são: Abaré, Antas, Aurelino Leal, Caculé, Canápolis, Cordeiros, Cravolândia, Ibiquera, Iguaí, Itanagra, Macururê, Paramirim, Pindaí, São Miguel das Matas e Tanquinho.
Os municípios elegíveis têm até o dia 28 de março para confirmar a adesão ou a renovação das vagas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio do sistema e-Gestor. O resultado final do processo será publicado no dia 7 de abril.
Além da expansão, o edital também reforça o compromisso do MS com a equidade na saúde pública, garantindo vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, promovendo maior inclusão e diversidade no programa.